Shampoo com sulfato: o que é a substância e o que ela faz nos cabelos
Os sulfatos são substâncias químicas derivadas do petróleo que agem como um tipo de detergente para fazer uma limpeza profunda.
Tempo de Leitura: 5 min.
Em geral, os sulfatos são os responsáveis pela formação da espuma nos produtos.
É cada vez mais comum ler sobre o sulfato nos rótulos dos produtos cosméticos, especialmente em shampoos. Mas você sabe o que são os sulfatos e por que eles se tornaram vilões no mundo da higiene e beleza?
No artigo de hoje, nós vamos te contar tudo sobre o que são os sulfatos, o que essas substâncias fazem no cabelo e como encontrar alternativas para controlar seu uso. Acompanhe!
O que é o sulfato
Os sulfatos são substâncias químicas derivadas do petróleo. Eles agem como um tipo de detergente e servem para fazer uma limpeza profunda. Em geral, são os responsáveis pela formação da espuma nos produtos.
Basicamente, o sulfato se liga às partículas de sujeira no cabelo ou na pele, e essas são removidas no enxágue.
Por isso, é muito comum eles estarem presentes em inúmeros produtos de higiene, beleza e limpeza. Além disso, o principal motivo do sulfato ser tão frequente nas prateleiras é seu baixo custo para os fabricantes.
É sempre importante ler os rótulos das embalagens de todo produto antes do uso. Hoje, muitos fabricantes destacam quando não há a presença de sulfatos na fórmula. Mas, se você não encontrar essa informação direta, procure a lista com os componentes.
O sulfato pode aparecer como: laurel sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio e ammonium laureth sulfato.
E no dia a dia, a maneira mais simples de identificar se um shampoo contém sulfato ou não é ficar de olho na quantidade de espuma que ele forma durante a lavagem.
Então, preste atenção nos produtos que você tem aí na sua casa e experimente fazer uma nova escolha na próxima vez que for comprar um shampoo 😉.
O que o shampoo com sulfato causa
Não que o sulfato seja necessariamente um vilão, mas é preciso ficar atento e moderar seu uso. O problema é que o shampoo com muito sulfato realiza uma limpeza agressiva no couro cabeludo.
Ao remover toda a sujeira dessa maneira, esses produtos também podem tirar a proteção natural dos fios e alterar o pH da fibra capilar, deixando-a mais frágil. Em consequência, os fios ficam mais suscetíveis à quebra e queda, além de ficarem ressecados e perderem o brilho.
A seguir, separamos uma lista com os problemas mais frequentes causados pelo uso de shampoos com muito sulfato:
- Alteração no pH do couro cabeludo e da fibra capilar: o excesso de limpeza pode alterar o pH da fibra capilar, deixando os fios mais frágeis e propensos a quebras e quedas. Além disso, é comum a perda do brilho e da vitalidade dos fios;
. - Ressecamento dos fios: justamente por fazer uma limpeza profunda, o shampoo que contém muito sulfato retira toda a camada de proteção natural do fio junto com a sujeira. Assim, o cabelo fica exposto e perde água e nutrientes com facilidade. A falta de hidratação deixa os fios ressecados e sujeitos a uma série de problemas, como a quebra, pontas duplas, frizz e opacidade;
. - Efeito rebote na oleosidade: apesar de parecer positivo limpar profundamente os cabelos, o excesso de limpeza pode provocar o temido efeito rebote nos cabelos. O que acontece é que o couro cabeludo percebe que a oleosidade natural está indo embora muito rápido e, como defesa, passa a produzir ainda mais sebo para tentar compensar a perda, causando justamente o efeito contrário ao desejado. O cabelo fica pesado, oleoso e sem movimento;
. - Desequilíbrio da microbiota capilar: são os fungos e bactérias “bons” que se desenvolvem em nosso couro cabeludo, se alimentando de sebo e células de pele morta. Em condições saudáveis, a microbiota produz vitaminas e nutrientes importantes para o crescimento e proteção dos fios. No entanto, quando o sistema se desequilibra, problemas como coceira, irritação do couro cabeludo e caspa podem aparecer como sintomas.
Então, lembre-se: nem sempre a abundância de espuma significa uma limpeza melhor para os fios, pois uma limpeza profunda pode trazer sérios danos ao seu cabelo.
E tudo isso fica ainda pior para as mulheres que têm cabelos cacheados ou crespos, pois a curvatura do fio leva a uma tendência maior ao ressecamento. Isso acontece por que a oleosidade natural do couro cabeludo têm mais dificuldade de percorrer toda a extensão do fio e chegar até as pontas.
Mas então, qual é a solução?
Como escolher o shampoo ideal
A verdade é que, apesar da lavagem dos fios ser o item número um de higiene na rotina de cuidados, você pode estar usando o shampoo errado.
Infelizmente, algumas marcas contêm muito sulfato em sua composição e isso pode estar prejudicando o seu cabelo, sem que você saiba o motivo. A boa notícia é que existem fórmulas avançadas que garantem a limpeza dos fios sem a adição excessiva de sulfatos.
O Shampoo da Mazavie é um exemplo: sua fórmula contém uma dose controlada de sulfato, proporcionando uma limpeza suave e delicada, que higieniza sem agredir os fios. Ele abre as cutículas dos fios, deixando-os prontos para receber os nutrientes dos outros produtos.
Além disso, você pode investir nas técnicas de Low Poo e No Poo, que usam pouco ou nenhum shampoo na hora de limpar os cabelos. Para saber mais sobre essa técnica, recomendamos a leitura deste artigo sobre o tema.
Conte com a Mazavie para desmistificar os cuidados capilares e te ajudar a ter autonomia e liberdade com seus fios. Acreditamos que cada cabelo conta uma história. e temos todos os produtos que irão te ajudar a descobrir a melhor versão dos seus fios.
O que você achou desse conteúdo?
Conta pra gente sobre quais assuntos você gostaria de conhecer mais!
Textinhos bem hidratados toda semana ❤
Sobre a autora: Marcela Ávila
Fundadora da Mazavie Cosmetics
Apaixonada por cosméticos e curiosa por cuidados capilares, mergulhou no mundo da beleza em 2020 e não olhou para trás.
Liberdade e autoconfiança é o que a Marcela e a Mazavie desejam para todas as mulheres, todos os dias.
0 comentários