Escolha uma Página

Como o cronograma capilar pode ajudar com a queda de cabelos

No artigo de hoje, você vai descobrir quais as principais causas da queda de cabelo e como você pode criar uma rotina de tratamentos para fortalecer os fios e combater a queda. 

24 out 2022

Tempo de Leitura: 7 min.
Você sabe como identificar a queda de cabelos?

A queda de cabelos é uma condição que afeta muitas mulheres. A boa notícia é que você pode fortalecer suas madeixas criando um cronograma capilar focado no fortalecimento dos fios.

A queda de cabelos é uma condição que afeta muitas mulheres. Esse temido problema pode ser causado por diversos fatores, mas a boa notícia é que assim que você consegue identificar a causa, fica fácil encontrar um tratamento adequado. Além disso, outra ótima aposta é fortalecer suas madeixas criando um cronograma capilar focado no fortalecimento dos fios.

Nossos cabelos passam por um ciclo permanente: nascem, crescem e morrem. Isso acontece de forma contínua e varia conforme estímulos do nosso organismo e do ambiente. Por isso, a queda de cabelos pode sim acontecer sem se tornar uma condição alarmante.

Todos os dias perdemos alguns fios de cabelo por aí – você já olhou para o chão do seu banheiro? 👀

Porém, isso pode ser um problema se você passa a perder mais de 100 fios de cabelo por dia. No artigo de hoje, você vai descobrir quais as principais causas da queda de cabelo e como você pode criar uma rotina de tratamentos para fortalecer os fios e combater a queda.

 

Motivos para a queda de cabelos

Em primeiro lugar, precisamos entender o motivo por trás da queda. Existem diversas causas que podem levar à queda capilar, entre elas o estresse, algumas doenças, má alimentação ou procedimentos químicos aplicados nos cabelos. Para você saber, reunimos alguns dos fatores mais comuns abaixo, confira:

  • Estresse ou ansiedade: se você está passando por um episódio de estresse intenso ou uma semana daquelas, pode reparar um aumento na queda de seus fios. O estresse e a ansiedade podem causar um desequilíbrio do hormônio cortisol que, quando está com os níveis aumentados, pode provocar a queda excessiva do cabelo. Outra possibilidade é que o estresse pode afetar a absorção de nutrientes pelo organismo, causando um desequilíbrio de vitaminas e nutrientes essenciais para o crescimento e fortalecimento dos fios, fazendo com que o cabelo caia. Por isso, é fundamental identificar a causa do estresse e buscar formas de lidar com ele. Nossas dicas são: busque ajuda psicológica e invista em autoconhecimento;
    .
  • Má alimentação: uma alimentação pobre em nutrientes, vitaminas e minerais, como proteínas, zinco, ferro e as vitaminas A e C, pode ser a causa da queda de cabelo. Esses são os principais nutrientes que ajudam no crescimento e fortalecimento capilar. Nesse caso, o ideal é que você procure acompanhamento nutricional de um profissional treinado para identificar as necessidades de seu organismo e montar uma dieta balanceada;
    .
  • Período pós-parto: algumas mulheres relatam a queda capilar no período após o parto. Isso acontece devido a um desequilíbrio hormonal. Durante a gravidez, os hormônios estrógeno, progesterona, ocitocina e prolactina são elevados e, após a gestação, podem sofrer uma queda brusca. Como consequência, o cabelo pode ficar mais fraco e propenso à queda;
    .
  • Doenças: certas doenças podem ter a queda capilar como sintoma, como é o caso da anemia, hipotireoidismo e doenças no couro cabeludo, como alopecia, foliculite e dermatite seborreica. Em geral, a queda capilar é provocada pelo descontrole hormonal ou falta de algum nutriente importante para a fibra capilar. Em qualquer um dos casos, o melhor a se fazer é você procurar um médico e seguir as recomendações adequadas;
    .
  • Excesso de secador ou chapinha: usar ferramentas térmicas em excesso pode contribuir para a queda de cabelos, principalmente para mulheres que possuem fios mais finos e frágeis. Por isso, evite usar esses aparelhos com frequência e em altas temperaturas. Uma outra dica é sempre aplicar um protetor térmico antes do uso e, se notar que você está perdendo muito cabelo com o uso do secador ou da chapinha, pare de usar por alguns dias e deixe o cabelo se recuperar;
    .
  • Procedimentos químicos: o uso de produtos químicos no cabelo, como a escova progressiva ou tinturas, podem causar um enfraquecimento dos fios, deixando-os mais secos e quebradiços, especialmente na raiz — além de causar danos na cutícula do fio, o que pode levar a queda de cabelo. O ideal é que você faça uma pausa nos procedimentos e invista em uma rotina de cuidados capilares para a recuperação da saúde dos fios.

Para saber mais sobre as causas da queda capilar e o que fazer em cada caso, recomendamos a leitura deste artigo.

 

Como reconhecer uma queda de cabelo

O mais importante é ficar atenta ao tamanho dos fios que caem, além de observar a quantidade de cabelos no momento da queda. Alguns dos fatores que precisam de atenção:

  • Observe se os fios se partem de diferentes maneiras (e não apenas se soltam da raiz);
  • Perceba se a queda é constante e caem muitos fios tanto no banho quanto ao pentear os cabelos logo após sair do chuveiro;
  • Analise se estão caindo fios avulsos ou se caem mechas densas quando você passa as mãos pelo cabelo;
  • Repare se o volume do cabelo está diminuindo, deixando falhas aparentes no couro cabeludo.

 

Diferença entre a queda de cabelos e a quebra dos fios

É comum um pouco de confusão entre as duas coisas, mas, apesar de serem parecidas, a queda e a quebra são quadros diferentes. Veja só:

  • Na queda, os fios se soltam desde a raiz, caindo inteiros. Observe se há um pontinho branco na extremidade do fio: essa é a sua raiz, e confirma que ele caiu por inteiro. Para problemas com a queda capilar, você precisa de atenção redobrada ao couro cabeludo e à saúde dos fios;
    .
  • No caso da quebra, os fios se partem no comprimento ou nas pontas. Isso pode acontecer por diversos fatores, como excesso ou até o uso incorreto de produtos químicos, enfraquecimento dos fios ou pontas duplas. Em geral, a quebra acontece devido a fatores agressores externos. Nesses casos, para cuidar das madeixas, você deve investir no fortalecimento da fibra capilar.

 

Como montar um Cronograma Capilar para combater a queda

O cronograma capilar é, basicamente, uma rotina de cuidados criada de forma personalizada para atender às necessidades do seu fio a cada momento. Essa rotina deve ser colocada em sua agenda para que seja seguida à risca, de forma a devolver a vitalidade para os seus cabelos.

Como vimos, a queda, em geral, acontece como consequência de um desequilíbrio de hormônios e/ou nutrientes no organismo que são essenciais para o fortalecimento da fibra capilar.

Apesar da queda de cabelos assustar muitas mulheres, a verdade é que é possível combatê-la e restaurar a saúde das madeixas com base em um cronograma antiqueda. Intercalando os produtos certos da maneira adequada, você consegue fornecer os nutrientes necessários e fortalecer os fios.

O cronograma capilar é uma forma de cuidar dos cabelos, intercalando produtos a cada dois dias ou semanalmente, para atender todas as necessidades da fibra capilar. Nesse caso, é importante que você investigue a causa da queda excessiva dos cabelos e crie um cronograma capilar com o objetivo de oferecer um tratamento antiqueda aos fios, deixando-os mais fortes e resistentes desde a raiz:

  1. O primeiro passo é realizar a lavagem adequada dos fios. Lavar os fios na frequência correta é importante para manter a região do couro cabeludo sempre desobstruída e sem impurezas. Massageie o couro cabeludo para remover toda a sujeira que possa se acumular na região. O Shampoo da Mazavie contém uma dose controlada de sulfato, proporcionando uma limpeza suave e delicada, que higieniza sem agredir os fios;
    .
  2. A hidratação ajuda a combater o ressecamento dos fios, sendo a responsável por repor a água e os nutrientes do cabelo, combatendo o ressecamento e opacidade, deixando os cabelos mais macios e com brilho intenso. A Máscara de Hidratação da Mazavie traz os melhores ativos para a hidratação dos fios e garante força, hidratação, brilho e maciez;
    .
  3. Já a nutrição é a etapa que cuida do fortalecimento das áreas danificadas do cabelo, além de proteger os fios de agentes agressores externos. Por isso, investir em nutrição ajuda a manter a vitalidade dos fios, pois ajuda a selar e prolongar os efeitos da hidratação capilar, protegendo os fios da perda de água. A Máscara de Nutrição da Mazavie conta com os melhores ativos e óleos para a nutrição dos fios. O resultado é um cabelo forte, brilhante, macio, hidratado e com o frizz controlado;
    .
  4. O papel da reconstrução capilar é devolver massa ao cabelo. Essa etapa é muito importante para deixar os fios mais encorpados e resistentes. A Máscara de Reconstrução da Mazavie foi desenvolvida especialmente para a reconstrução dos fios sem deixá-los com aspecto rígido, evitando assim a quebra de um cabelo muito queratinizado.
    .
  5. Por fim, o uso diário do Condicionador da Mazavie tem uma fórmula suave que não deixa resíduos na pele e ajuda a selar as cutículas dos cabelos, deixando-os mais macios e com brilho.

Para te ajudar, montamos uma sugestão de cronograma que você pode seguir para uma rotina de cuidados:

1ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

2ª semana: hidratação – reconstrução – hidratação

3ª semana: hidratação – nutrição – hidratação

4ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução 

 

Alterne os cuidados e sinta a diferença em seus cabelos com o passar dos dias!

A Mazavie acredita que cada cabelo conta uma história e, por isso, te acompanha em cada etapa de sua vida, com uma linha completa de produtos que abrange o cronograma capilar do início ao fim.

Todos os produtos são veganos e produzidos sem nenhum tipo de crueldade animal. Venha conferir nossas promoções aqui.

E não deixe de acompanhar os posts feitos aqui no blog para não perder nenhuma dica! 💜

O que você achou desse conteúdo?

Conta pra gente sobre quais assuntos você gostaria de conhecer mais!
Textinhos bem hidratados toda semana ❤

Sobre a autora: Marcela Ávila
Fundadora da Mazavie Cosmetics

Apaixonada por cosméticos e curiosa por cuidados capilares, mergulhou no mundo da beleza em 2020 e não olhou para trás. 

Liberdade e autoconfiança é o que a Marcela e a Mazavie desejam para todas as mulheres, todos os dias.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *