Escolha uma Página

Low Poo e No Poo: tudo que você precisa sobre as técnicas que estão em alta

Apesar da lavagem dos fios ser o item número um de higiene na rotina de cuidados, você pode estar usando o shampoo errado.

14 dez 2022

Tempo de Leitura: 7 min.
Tudo que você precisa saber sobre Low Poo e No Poo

Apesar dos nomes complicados, essas técnicas são fáceis de serem colocadas em prática!

Lavar os cabelos é um dos rituais mais básicos do mundo da beleza e um dos mais frequentes em nossas rotinas. Afinal, quem não gosta da sensação de estar com os cabelos limpos e macios?

Porém, nem sempre o básico é o mais recomendado — e o pior, muitas pessoas acabam nem sabendo disso e prejudicam o cabelo na lavagem. É por isso que no artigo de hoje vamos apresentar duas técnicas que estão super em alta: o Low Poo e o No Poo.

Pode ficar tranquila, porque apesar dos nomes complicados, essas técnicas são fáceis de serem colocadas em prática!

Apesar da lavagem dos fios ser o item número um de higiene na rotina de cuidados, você pode estar usando o shampoo errado. Pode acreditar, isso é muito mais comum do que parece e acontece porque alguns shampoos podem trazer danos à saúde capilar. E o motivo é bem simples: algumas marcas contêm muito sulfato em sua composição.

 

O que é o Sulfato

Os sulfatos são substâncias químicas derivadas do petróleo. Eles agem como detergente e servem para fazer uma limpeza profunda. Em geral, são os responsáveis pela formação da espuma nos produtos.

Basicamente, o sulfato se liga às partículas de sujeira no cabelo ou na pele, e essas são removidas no enxágue. Por isso, é muito comum eles estarem presentes em inúmeros produtos de higiene, beleza e limpeza. Além disso, o principal motivo do sulfato ser tão frequente nas prateleiras é seu baixo custo para os fabricantes.

O problema é que o shampoo com muito sulfato realiza uma limpeza agressiva no couro cabeludo. Ao remover toda a sujeira dessa maneira, esses produtos também podem tirar a proteção natural dos fios e alterar o pH da fibra capilar, deixando-a mais frágil. Em consequência, os fios ficam mais suscetíveis à quebra e queda, além de ficarem ressecados, perderem o brilho e/ou a intensidade da cor.

É justamente para dar uma folga aos fios que existem as técnicas Low Poo e No Poo, e é sobre elas que falaremos a seguir!

 

A origem do Low Poo e No Poo

 Os cabelos cacheados exigem uma série de cuidados especiais, voltados às necessidades do fio. A curvatura dos cachos, por exemplo, dificulta que a oleosidade natural da pele do couro cabeludo chegue até todo o comprimento dos fios.

Por isso, é comum que as cacheadas sofram com cabelos ressecados, pontas quebradiças e fios sem brilho.

Tudo isso ainda é somado ao fato de que a maioria das marcas convencionais contém substâncias como o sulfato em sua composição. Como vimos, por serem agentes de limpeza muito fortes, eles também tiram em excesso essa oleosidade natural dos fios e ressecam ainda mais os cabelos. 

A fim de encontrar uma solução com cuidados específicos para os cabelos cacheados, alguns profissionais saíram em busca de produtos mais suaves, que higienizassem bem, mas sem agredir a proteção natural dos fios.

Com algumas adaptações, as técnicas Low Poo (ou “pouco shampoo”, em português) e No Poo (“sem shampoo”) chegaram ao Brasil para aprimorar ainda mais os cuidados capilares dos fios cacheados e crespos.

De cara, já foi um sucesso! Esses procedimentos contribuem, e muito, com a hidratação dos cabelos cacheados, mas isso não os impede de também serem utilizados por pessoas com outras curvaturas. Ah, e um aviso importante: antes de abraçar essa mudança, faça um teste e sinta como os seus fios reagem ao tratamento.

 

Low Poo

O ideal é começar por essa técnica para primeiro se desacostumar dos shampoos tradicionais. Lembre-se que uma mudança radical pode prejudicar os seus fios, por isso o segredo é sempre ir com calma.

O primeiro passo é escolher um produto que possua uma baixa quantidade de sulfatos. Você rapidinho vai notar que esse tipo de produto faz menos espuma do que estamos acostumadas, mas isso não significa que sua limpeza seja menos efetiva que qualquer outro shampoo, fique tranquila!

Essa técnica consiste basicamente em lavar os cabelos com shampoos com ativos de limpeza mais suaves. O shampoo da Mazavie foi desenvolvido com esse cuidado e é ideal para quem quer limpar os cabelos sem agredir os fios. É uma ótima primeira opção e ainda contribui para toda a rotina de cronograma capilar.

O Low Poo é recomendado especialmente para quem não consegue eliminar totalmente o uso de shampoos tradicionais por causa de uma oleosidade excessiva no couro cabeludo.

 

No Poo

Já a técnica No Poo é um adeus definitivo ao sulfato, eliminando-o completamente de sua rotina capilar.

Para que isso aconteça, você não deve utilizar nenhum tipo de shampoo para limpar os fios. A alternativa é utilizar meios naturais, como produtos à base de plantas ou cremes específicos de limpeza.

Os produtos liberados para a técnica No Poo têm baixíssima ou nenhuma concentração de agentes de limpeza, e por isso não fazem espuma. Para garantir uma limpeza adequada, é recomendado que você faça uma boa massagem no couro cabeludo. Assim, a oleosidade e sujeira presentes nos fios e no couro cabeludo se soltam e saem durante o enxágue.

Uma dica importante é evitar o uso de produtos que não se misturam com água, como a parafina ou silicones insolúveis, já que esses componentes grudam no fio e podem fazer com que você tenha que recorrer ao sulfato para realizar a limpeza. Então, atenção para a composição dos produtos!

É legal saber também que, ao fazer o No Poo, você pode aplicar o que chamamos de co-wash. Também conhecida como lavagem condicionante, o co-wash é um processo que conta com o uso somente do condicionador.

Apesar de ser super bacana, essa é uma técnica um pouco mais complicada, que exige mais cuidado na escolha dos produtos. Como ela não funciona para todos os tipos de cabelo,  especialmente por conta da oleosidade natural  dos fios, é importante testar antes de adotar essa prática, combinado? 😉

 

Vale a pena aplicar o Low Poo e o No Poo?

A nossa resposta é… sim!

É claro que cada caso é um caso e tudo deve ser testado. Mas uma regrinha que serve para todo o mundo dos cosméticos é: quando você substitui os produtos convencionais por produtos menos agressivos, sente a diferença em seu corpo e sua pele.

Ao trocar produtos fortes por agentes de limpeza mais suaves e delicados, com o tempo você descobrirá benefícios como:

  • Cabelo com aspecto mais saudável e natural;
  • Fios hidratados e não quebradiços;
  • Redução no aspecto de ressecamento e no frizz;
  • Diminuição do efeito rebote, que acontece quando o couro cabeludo passa a produzir mais oleosidade para se proteger do excesso de limpeza gerado pelos shampoos convencionais;
  • E, no caso das cacheadas, cachos mais bem definidos.       

O Low Poo e o No Poo nada mais são do que uma maneira de cuidar do cabelo de forma mais natural e menos invasiva, além de ajudarem a evitar a oleosidade e a caspa.

No caso das cacheadas e crespas, deixam os fios mais bonitos e com menos propensão a embaraçar durante a lavagem.

 

Por onde começar

Pra não ficar nenhuma dúvida na hora de começar os cuidados, basta seguir esse passo a passo:

  1. A primeira etapa para aderir às técnicas é fazer uma lavagem com um shampoo com sulfato. É isso mesmo que você leu! A ideia é eliminar os resíduos de outros produtos que você possa ter usado recentemente e que contenham substâncias como óleos minerais, parafinas e parabenos;
    .
  2. Depois de eliminar qualquer resíduo dos cabelos, você estará pronta para experimentar o Shampoo da Mazavie, que contém uma dose controlada de sulfato, proporcionando uma limpeza suave e delicada, que higieniza sem agredir os fios. Nosso shampoo abre as cutículas dos fios, deixando-os prontos para receber os nutrientes e hidratação que a linha de cronograma capilar tem a oferecer;
    .
  3. Você pode fazer o Teste de Porosidade e criar uma rotina de cuidados personalizada para as necessidades dos seus cabelos a cada momento;
    .
  4. Se optar pela técnica No Poo, pule direto para o condicionador. O Condicionador da Mazavie tem uma fórmula suave que não deixa resíduos na pele. Mas lembre-se de investir em uma boa massagem no couro cabeludo para que os resíduos e sujeiras sejam eliminados durante o enxágue.

E não se esqueça de que toda mudança necessita de um período de adaptação, então paciência é a palavra-chave para esse processo funcionar. Muito provavelmente, os seus fios estão acostumados com o uso de shampoos fortes e, por isso, a produção de oleosidade natural do seu organismo pode estar adaptada para corresponder a este tipo de limpeza.

Você também pode começar a aplicar as técnicas de maneira gradual, para que a transição não seja tão difícil.

Foi pensando em te ajudar a cuidar melhor dos seus fios e desenvolver uma relação mais saudável com os seus cabelos que a Mazavie criou uma linha que abrange o cronograma capilar do início ao fim, com produtos suaves que não danificam e devolvem a saúde às madeixas.

Estamos aqui para tirar as suas dúvidas e desmistificar os cuidados capilares. Acreditamos que cada cabelo conta uma história e temos todos os produtos que irão te ajudar a descobrir a melhor versão dos seus fios.

O que você achou desse conteúdo?

Conta pra gente sobre quais assuntos você gostaria de conhecer mais!
Textinhos bem hidratados toda semana ❤

Sobre a autora: Marcela Ávila
Fundadora da Mazavie Cosmetics

Apaixonada por cosméticos e curiosa por cuidados capilares, mergulhou no mundo da beleza em 2020 e não olhou para trás. 

Liberdade e autoconfiança é o que a Marcela e a Mazavie desejam para todas as mulheres, todos os dias.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *