Efeito rebote: como controlar o excesso de oleosidade do cabelo
Quando lavamos o cabelo em excesso, usamos produtos muito fortes ou mesmo hidratamos além do necessário, esses cuidados podem trazer justamente o efeito oposto.
Tempo de Leitura: 5 min.
Limpar os fios e o couro cabeludo em excesso é prejudicial para as madeixas.
Quem tem cabelos oleosos está acostumada a ter um pouco mais de trabalho, não é mesmo? É preciso lavar mais vezes na semana e tomar cuidado com a quantidade de produtos.
Mas, o que a gente mais teme mesmo é o terrível efeito rebote! E é esse o nosso tema de hoje. Vamos entender de uma vez por todas o que é o efeito rebote e como evitá-lo.
Por que os cabelos ficam oleosos?
O cabelo oleoso é bem fácil de identificar: é aquele tipo de cabelo que fica pesado e com brilho excessivo. Normalmente, os fios ficam grudados entre si e isso os deixa sem movimento.
Além disso, tende a ter maior acúmulo de sujeira. Sem falar que o couro cabeludo oleoso aumenta as possibilidades do desenvolvimento da caspa.
Normalmente, um cabelo oleoso tem esse aspecto desde a raiz até as pontas, e é bem comum em mulheres de cabelo liso, por conta da própria estrutura do fio. Quando o cabelo é oleoso apenas na raiz, mas tem as pontas mais ressecadas, é classificado como cabelo misto.
Mas o que causa oleosidade no cabelo? Funciona assim: a pele do couro cabeludo possui glândulas sebáceas, que são as responsáveis pela produção de sebo em nosso organismo – ou seja, elas produzem a oleosidade.
Essa produção de óleo é natural do corpo. É ela que garante a hidratação e nutrição dos fios. Porém, quando em excesso, pode causar um aspecto de brilho extremo e perda de movimento nos fios.
Existem diversos fatores que podem causar a oleosidade, como:
- Fatores genéticos;
. - Desequilíbrio hormonal;
. - Excesso de estresse ou ansiedade, que também alteram nossa produção e liberação de hormônios;
. - Alimentação rica em gorduras;
. - Passar as mãos nos cabelos em excesso, pois a sujeira das mãos passa para os fios;
. - Usar produtos na raiz do cabelo. A verdade é que com exceção do shampoo, que limpa o couro cabeludo, os outros produtos não devem ser aplicados desde a raiz dos fios;
. - Falta de higienização adequada dos fios, pois, se os poros da pele estiverem sujos, o cabelo acumulará resíduos e ficará com o aspecto oleoso e pesado;
. - E, por fim, pode acontecer o efeito rebote, que veremos a seguir.
Entendendo o efeito rebote
Existe um jeito bem simples de compreender o que é o efeito rebote: sabe quando você se esforça para manter seus cabelos sempre bem limpos porque sabe que eles costumam ficar oleosos? Parece que você lava, cuida e eles continuam oleosos!
Assim como acontece na pele, os fios também sofrem com esse mal. Acontece que, quando você lava o cabelo em excesso, usa produtos muito fortes e detergentes, ou mesmo hidrata em excesso, esses cuidados podem trazer justamente o efeito oposto ao que você tanto deseja.
Isso quer dizer que limpar os fios e o couro cabeludo em excesso é prejudicial para as madeixas. É por isso que quanto mais você se esforça em deixar os cabelos limpos, mais oleosos eles ficam.
O que acontece é que a limpeza excessiva deixa a pele do couro cabeludo mais ressecada. Para compensar, as glândulas sebáceas entendem que precisam produzir ainda mais sebo. Afinal, sua função é devolver a oleosidade natural para a pele e para os fios.
O segredo é esse: a melhor maneira de lidar com o excesso de oleosidade do couro cabeludo não é removendo completamente a oleosidade dos fios!
A oleosidade produzida pelo couro cabeludo, quando controlada, é saudável para os cabelos. Isso porque ela protege a fibra capilar de agentes externos, como vento e poluição, e mantém os fios hidratados por mais tempo.
O efeito rebote pode ser causado pelo excesso de limpeza dos fios, como vimos, mas também pelo excesso de tratamentos. Por exemplo:
- Todo cabelo precisa ser hidratado, mas quando você exagera na dose, o acúmulo da máscara de hidratação pode deixar os fios opacos e com aspecto de sujeira e excesso de oleosidade.
. - Já a nutrição tem o objetivo de devolver a oleosidade natural aos fios que estejam ressecados. Quando o tratamento é feito de maneira adequada, a nutrição devolve o brilho, a resistência e acaba com as pontas duplas dos cabelos. Porém, se você sobrecarregar os fios com umectações ou máscaras de nutrição, o resultado é um cabelo opaco, pesado e sem movimento.
. - Por fim, a reconstrução serve para repor a massa dos fios e é especialmente recomendada após a realização de químicas nos fios. Porém, o excesso de proteínas pode deixar o cabelo rígido, quebradiço e sem vida.
Por isso, se você está fazendo um tratamento capilar, mas nota esse resultados nos seus cabelos, o ideal é reduzir a quantidade e até mesmo a frequência de aplicação dos produtos no seu cronograma.
O uso incorreto das máscaras pode sobrecarregar os fios, dando a falsa sensação de um tratamento, mas que, no fundo, está colaborando para o aumento da oleosidade das madeixas.
Não precisa ficar triste, é normal errar na dose na hora de cuidar dos cabelos e justamente por isso os ajustes são necessários. Inclusive, as necessidades do fio podem mudar de tempos em tempos, dependendo de fatores do ambiente, do clima, e dos tratamentos e químicas aplicadas.
Na dúvida, faça um teste de porosidade e defina um novo cronograma capilar. Assim, os cuidados estarão sempre em dia!
E conte como a Mazavie como sua aliada de cuidados para saúde e beleza. Temos uma linha completa de produtos que abrange o cronograma capilar do início ao fim.
O que você achou desse conteúdo?
Conta pra gente sobre quais assuntos você gostaria de conhecer mais!
Textinhos bem hidratados toda segunda e quinta ❤
Sobre a autora: Marcela Ávila
Fundadora da Mazavie Cosmetics
Apaixonada por cosméticos e curiosa por cuidados capilares, mergulhou no mundo da beleza em 2020 e não olhou para trás.
Liberdade e autoconfiança é o que a Marcela e a Mazavie desejam para todas as mulheres, todos os dias.
0 comentários