5 dicas para acabar com o efeito estático no cabelo
A estática no cabelo é um problema muito comum entre as mulheres, mas poucas sabem que sofrem com esse problema.
Tempo de Leitura: 4 min.
Sabe aqueles cabelinhos que ficam espetados para cima e parecem ter vida própria? É deles mesmo que estamos falando.
A estática no cabelo é um problema muito comum entre as mulheres, mas poucas sabem que sofrem com esse problema, pois é muito fácil de confundir com o frizz.
Por isso, hoje nós vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre o que é o efeito estático e como montar uma rotina de cuidados para evitar que ele se prolongue. Acompanhe a leitura!
O que é o efeito estático no cabelo
Sua principal característica é o aspecto super arrepiado e rebelde dos fios. Sabe aqueles cabelinhos que ficam espetados para cima e parecem ter vida própria? É deles mesmo que estamos falando.
Isso acontece devido a um desequilíbrio químico na condução de eletricidade pelos fios. Existem diferentes causas possíveis, as mais comuns são o tempo frio e seco do inverno, o uso excessivo de toucas e gorros, o secador e a chapinha ou, ainda, o atrito do cabelo com o pente na hora de desembaraçar as madeixas.
Se quiser saber mais, neste vídeo, o pessoal do Ciência em Show explica tudo sobre a eletricidade estática e por que os cabelos se arrepiam.
A boa notícia é que com alguns truques simples você consegue controlar esses fios rebeldes e diminuir o efeito da estática nos cabelos. Veja só as dicas que nós separamos:
1. Lave da maneira correta
Não esfregue os cabelos na hora de lavar. Ao invés disso, o ideal é aplicar o shampoo nas mãos e então massagear os fios e o couro cabeludo a fim de remover toda a sujeira dos cabelos.
Em seguida, enxágue bem, para retirar qualquer resíduo de produtos. E, por fim, seque os cabelos gentilmente na toalha, sem esfregar a toalha nos fios, pois a fricção nos fios vai favorecer a formação da eletricidade estática.
2. Enxágue os cabelos com água fria
Você até pode tomar um banho morninho, mas o ideal é que, por fim, aplique um jato de água fria nos fios, pois isso ajuda a alinhar e fechar as cutículas, que são a camada mais externa dos fios.
Assim, as fissuras nos fios diminuem e há menos atrito entre o cabelo e o pente, diminuindo a estática e o frizz.
3. Prefira pentes de madeira
A verdade é que aprender a desembaraçar os fios da maneira correta é a melhor forma de evitar o efeito estático no cabelo. Os pentes de madeira conduzem menos eletricidade do que os de plástico e, por isso, ajudam a amenizar o efeito arrepiado dos cabelos.
Além disso, ao desembaraçar, comece pelas pontas e, aos poucos, suba até a raiz, evitando que os fios fiquem embolados e quebradiços.
4. Escolha bem sua roupa
Se o seu cabelo tem tendência a formar estática e frizz, evite tecidos sintéticos como o poliéster, nylon e acrílico, e prefira sempre peças feitas de tecidos naturais, como algodão e lã.
5. Mantenha a hidratação em dia
A falta de hidratação nos fios provoca o ressecamento das madeixas, deixando o cabelo mais quebradiço e propenso ao frizz.
Aplicar uma máscara de hidratação semanalmente ajuda a devolver a água que os fios perdem naturalmente e mantém o cabelo saudável e mais macio.
A Máscara de Hidratação da Mazavie traz os melhores ativos para a hidratação dos fios e garante força, hidratação, brilho e maciez. Ah, e ela é ideal para todos os tipos de cabelo!
Se você gostou dessas dicas, já se inscreve para receber as atualizações do blog. A Mazavie veio para desmistificar os cuidados capilares e te ajudar a manter os cabelos lindos aí mesmo, da sua casa ❤
O que você achou desse conteúdo?
Conta pra gente sobre quais assuntos você gostaria de conhecer mais!
Textinhos bem hidratados toda segunda e quinta ❤
Sobre a autora: Marcela Ávila
Fundadora da Mazavie Cosmetics
Apaixonada por cosméticos e curiosa por cuidados capilares, mergulhou no mundo da beleza em 2020 e não olhou para trás.
Liberdade e autoconfiança é o que a Marcela e a Mazavie desejam para todas as mulheres, todos os dias.
0 comentários