Dormir com o cabelo molhado: mitos e verdades
Sabemos que só tomar banho e deitar na cama pode ser tentador, mas será que tem problema dormir com os cabelos molhados?
Tempo de Leitura: 4 min.
Hoje, vamos focar sobre o que é verdadeiro ou não quando o assunto é cabelos molhados!
Sabemos que só tomar banho e deitar na cama pode ser tentador — ou mesmo a única opção depois de um dia cheio de compromissos — mas será que tem problema dormir com os cabelos molhados?
Muito se diz por aí sobre os malefícios que este hábito pode trazer para a saúde. Mas o fato é que dormir é uma parte essencial da nossa rotina de autocuidado, e quanto mais soubermos sobre isso melhor.
Aliás, recomendamos um artigo incrível que revela os mitos sobre o sono!
Por isso, em nosso texto de hoje, vamos focar sobre o que é verdadeiro ou não quando o assunto é cabelos molhados. Vamos nessa?
1. Dormir de cabelo molhado causa resfriado?
Mito! Pois é, talvez alguém tenha te contado essa mentirinha para te obrigar a secar os cabelos…
O resfriado e a gripe são doenças causadas por vírus e, por isso, não existe nenhuma relação direta entre dormir com os cabelos molhados e contrair uma doença respiratória.
Porém, isso não significa que o hábito não faz mal à saúde! Para quem tem rinite ou asma, por exemplo, estar com os cabelos molhados na hora de ir para a cama pode desencadear crises respiratórias e alérgicas. Isso porque ao deitar no travesseiro a roupa de cama fica úmida, absorvendo a água dos cabelos, e o tecido úmido favorece a proliferação de fungos e ácaros, aumentando o risco de uma crise.
2. Dormir de cabelo molhado prejudica o couro cabeludo?
Verdade! O problema é semelhante ao anterior. O cabelo molhado ou úmido aumenta os riscos da proliferação de fungos e bactérias, e isso pode ser prejudicial à pele da cabeça, gerando descamação do couro cabeludo.
Quem tem a pele oleosa e mais propensa a desenvolver dermatites pode sentir coceiras e notar vermelhidão no couro cabeludo, gerados justamente pelos fios úmidos e abafados.
3. Dormir de cabelo molhado pode aumentar ou piorar a caspa?
Verdade! Qualquer tipo de caspa — seca ou oleosa —, pode aumentar em um couro cabeludo que passa horas úmido. Isso acontece porque, assim como nos casos de dermatite, a proliferação de fungos na região úmida do couro cabeludo gera uma resposta do nosso sistema imunológico que acelera a reprodução celular, formando aquela “casquinha” branca que conhecemos como caspa.
4. Dormir de cabelo molhado provoca queda de cabelo?
Mito! Dormir uma vez ou outra com os cabelos molhados ou úmidos não irá provocar necessariamente a queda capilar. Porém, quando o hábito se torna frequente, pode levar a quadros de dermatite seborreica e, assim, os fios ficarão mais frágeis, podendo sim cair.
5. Dormir de cabelo molhado deixa os fios mais frágeis?
Verdade! O abafamento do cabelo e do couro cabeludo, quando úmidos, deixa os fios mais elásticos e, por consequência, mais frágeis. Quanto mais tempo passar úmido, mais sensível o cabelo ficará, já que a cutícula tem a capacidade de absorver água e aumentar de tamanho, perdendo concentração de proteínas.
A longo prazo, isso pode deixar os fios mais quebradiços. Nesse caso, até o próprio atrito com o travesseiro pode ser prejudicial.
Agora que você já sabe de tudo isso, dê preferência para tomar banho e lavar os cabelos mais cedo, algumas horas antes de ir para a cama. Assim, você não corre o risco de abafar os fios ou o couro cabeludo e consegue curtir um momento de cuidado sem se preocupar em dormir com os cabelos molhados.
Apesar do secador ser uma ferramenta térmica que pode danificar os fios, dê preferência a utilizá-lo caso precise tomar banho mais tarde. A dica é escolher um bom protetor térmico e não abusar da temperatura do secador.
Continue de olho nas nossas dicas e conte com a Mazavie e nossa linha de produtos como sua aliada no combate aos danos capilares.
O que você achou desse conteúdo?
Conta pra gente sobre quais assuntos você gostaria de conhecer mais!
Textinhos bem hidratados toda semana ❤
Sobre a autora: Marcela Ávila
Fundadora da Mazavie Cosmetics
Apaixonada por cosméticos e curiosa por cuidados capilares, mergulhou no mundo da beleza em 2020 e não olhou para trás.
Liberdade e autoconfiança é o que a Marcela e a Mazavie desejam para todas as mulheres, todos os dias.
0 comentários