Escolha uma Página

15 dicas para cuidar de cabelos crespos e cacheados

Abandonar os cabelos lisos e assumir os cachos é um processo de autodescoberta e autoaceitação. Porém, sabemos que nem todos os dias são fáceis!

2 out 2022

Tempo de Leitura: 7 min.
Jovem com cabelo cacheado

Quem tem cabelos cacheados ou crespos precisa seguir uma rotina de cuidados intensos para que os cachos estejam sempre bonitos e saudáveis. Mas isso não quer dizer que você precise gastar muito ou passar horas dentro de um salão!

andonar os cabelos lisos e assumir os cachos é um processo de autodescoberta e autoaceitação. Porém, sabemos que nem todos os dias são fáceis!

Quem tem cabelos cacheados ou crespos precisa seguir uma rotina de cuidados intensos para que os cachos estejam sempre bonitos e saudáveis. Mas isso não quer dizer que você precise gastar muito ou passar horas dentro de um salão.

Foi pensando nisso que a Mazavie criou um guia de dicas para te ajudar a assumir e cuidar bem dos seus cachos. Siga a leitura até o final para saber mais!

 

Saiba identificar a curvatura do seu fio

A primeira etapa para abraçar os cachos como parte da sua identidade é entender os tipos de cabelo e descobrir qual é a textura do seu fio.

2A – Levemente ondulado: se parece com o cabelo liso, formando ondas discretas nas pontas;

2B – Com ondas: os fios têm o formato de letra “S”, as ondas se formam um pouco mais próximas da raiz dos cabelos;

2C – Entre a onda e o cacho: cabelo bem ondulado e volumoso, mas não chega a formar cachos.

 

3A – Grandes cachos: cabelo em formato de espiral, com cachos abertos e bem espaçados;

3B – Espiral marcado: tem cachos bem definidos, menores e que começam bem perto da raiz;

3C – Muitos cachos: com cachinhos pequenos que se estendem da raiz às pontas dos cabelos.

 

4A – Enroladíssimo: com cachos bem definidos, que começam da raiz e não se alteram quando molhados;

4B – Crespo: fios bem fininhos que se organizam em cachos. Têm textura mais ressecada, o que dificulta a definição;

4C – Bem crespo: é o tipo mais crespo, com os fios em forma de zig-zag desde a raiz até as pontas.

 

Defina um Cronograma Capilar para o cabelo cacheado ou crespo

Conhecendo a textura do seu fio, fica muito mais fácil definir um cronograma capilar específico para suas necessidades. Assim, você cria uma rotina de cuidados personalizada para o seu tipo de cabelo e nunca mais erra na escolha dos produtos.

No cronograma estão envolvidos os cuidados com hidratação, nutrição e reconstrução:

  • Hidratação ajuda na reposição da água e nutrientes dos fios;
  • Nutrição devolve a oleosidade natural aos fios;
  • Reconstrução devolve a massa capilar, recuperando a deficiência de proteína dos fios.

Você pode fazer também o teste de porosidade para definir o passo a passo do seu cronograma. É bem simples, rápido e você pode fazer sem sair de casa!

No caso das cacheadas, aqui vai uma dica: o cuidado mais comum é realizar a hidratação com bastante frequência, já que a curvatura do fio dificulta que a oleosidade natural percorra todo o comprimento, ressecando principalmente as pontas do cabelo e abalando todo o visual.

A hidratação é a grande responsável por devolver a maciez e o brilho natural dos fios. Além disso, manter os cabelos bem hidratados ajuda a modelá-los com mais facilidade.

 

15 dicas para cuidar do cabelo cacheado e

crespos e conseguir um resultado de salão em casa

 

Lavagem 

Não lave o cabelo todos os dias

Algumas pessoas têm o hábito de lavar os cabelos diariamente. Mas quem tem cabelos cacheados deve lavar, em média, três vezes por semana. Se o cabelo for crespo e bem volumoso, bastam duas vezes na semana. Mais do que isso e você pode danificar os fios.

Use um shampoo leve

O ideal é aplicar o produto duas vezes, massageando-o em todo o couro cabeludo. Enxágue em abundância para não deixar nenhum resíduo nos fios. Ao condicionar, espalhe o produto pela extensão até as pontas, evitando a raiz.

Lave com água morna

A temperatura muito alta da água pode danificar as cutículas, além de contribuir para o ressecamento dos fios, que acaba resultando em um cabelo com mais frizz. Por isso, não exagere na temperatura do banho.

Desembarace os fios

Aproveite o banho, enquanto estiver com condicionador ou máscara, para passar os dedos entre os fios e desembaraçá-los; isso agride muito menos do que escovar os cabelos.


Hidrate bastante

Antes de aplicar uma máscara de tratamento, recomendamos que tire o excesso de umidade do cabelo com uma camiseta de algodão. Além de evitar a fricção da toalha, que intensifica o frizz, esta etapa permite que os ativos do produto penetrem melhor na fibra capilar. Assim, você aproveita ao máximo os benefícios da máscara e de cada etapa do tratamento.

Adicione a umectação à sua rotina

Depois da hidratação, a umectação é ideal para tratar o ressecamento de maneira mais profunda. Basta aplicar um óleo da raiz às pontas do cabelo, enluvando bem as mechas e massageando o couro cabeludo. Você pode deixar o produto agindo no cabelo por algumas horas e, depois, lavar bem no chuveiro e finalizar com o uso do condicionador. Essa técnica ajuda a fortalecer os fios, deixando-os com mais brilho e livres de frizz.

 

Finalização

Modele o cabelo enquanto ele ainda estiver molhado

Se você tentar pentear ou mesmo passar os dedos nos fios depois que ele secar, vai desfazer os cachos. Além disso, quanto mais você tocar nos cabelos, mais frizz pode gerar, porque abre as escamas dos fios.


Evite o uso de pentes

Você pode pentear no máximo uma vez, logo após o banho, com os cabelos ainda molhados. Escolha um pente largo para evitar que os fios embaracem ou quebrem. Recomendamos pentes de madeira ou um pente-garfo.


Se quiser secar o cabelo, não use o secador convencional

Ele acabará com a definição dos cachos. O ideal é tirar parte da umidade com o auxílio da toalha e depois aplicar um ativador de cachos do meio para as pontas dos fios. Depois disso, você pode secar com o difusor de baixo para cima, amassando para definir melhor os cachos.


Você pode usar a técnica de fitagem nos fios para definir os cachos

Separe uma mecha fina, passe o ativador de cachos, espalhe por todo o comprimento do fio e defina o cacho. Trabalhe a mecha com os dedos em movimentos firmes e pronto!


Não durma com o cabelo úmido

Além de ser prejudicial para o couro cabeludo, a umidade e a fricção dos fios com o travesseiro acabam com a definição dos cachos. Se, uma vez ou outra, não tiver como evitar, faça dois coques laterais torcidos e solte-os quando acordar. Assim, os fios ficarão com uma forma bem definida pela manhã.


Manutenção

Evite tocar no cabelo

Algumas pessoas têm o hábito de passar as mãos no cabelo e nem percebem esse comportamento. Porém, quanto mais atrito os fios tiverem com suas mãos, maior a chance de gerar frizz nos fios. Além disso, você pode acabar com a definição dos cachos e deixar as madeixas oleosas.


Use fronhas de seda no travesseiro

Durante a noite, a fricção dos cabelos com as fronhas comuns de algodão roubam a umidade dos fios, resultando em uma menor definição dos cachos. Materiais como o cetim e a seda, além de mais leves, geram menos atrito entre o tecido e os fios, o que contribui para manter suas ondulações. Se quiser testar, você também pode dormir com um lenço ou touca de seda envolvendo os cabelos.


Use e abuse dos
acessórios

Para complementar o visual, você pode investir em acessórios como faixas, lenços e turbantes. O volume do cabelo cacheado permite fazer diferentes brincadeiras com o formato das madeixas e os acessórios dão um toque a mais, combinando os cabelos com o look e a sua personalidade.


Corte o cabelo com frequência

Mesmo se você não quiser mexer no comprimento dos fios, com o tempo as pontas do cabelo ficam desgastadas e com a aparência danificada. Por isso, é fundamental cortar as pontas para fortalecer os fios. Uma boa média é a cada dois meses.

 

Pode parecer muito trabalho, mas pouco a pouco esses cuidados vão se tornando parte da sua rotina e trazem como resultado um visual natural maravilhoso.

Seguindo essas dicas, você conseguirá manter a saúde e a beleza dos seus cachos sempre em dia!

Então, recapitulando:

  1. Crie um cronograma capilar ideal para o seu tipo de curvatura  e alterne os nutrientes que você fornece para os seus cabelos;
  2. Lave, condicione e hidrate os cabelos de duas a três vezes na semana, mas não mais do que isso, pois os fios crespos e cacheados são mais frágeis;
  3. Sempre invista em hidratação, pois os cabelos cacheados são mais ressecados, especialmente nas pontas;
  4. Evite o excesso de secador, banhos quentes e demais ferramentas térmicas, pois as altas temperaturas danificam o cabelo. Sempre dê preferência para a secagem natural dos cabelos;
  5. Não coloque as mãos no cabelo sem necessidade, isso pode ocasionar frizz, além de desfazer os cachos;
  6. E conte com a Mazavie nessa jornada de autodescoberta e autorrealização! 😉

Nós acreditamos que cada cabelo conta uma história e temos todos os produtos que irão te ajudar a descobrir a melhor versão dos seus cachos. 

O que você achou desse conteúdo?

Conta pra gente sobre quais assuntos você gostaria de conhecer mais!
Textinhos bem hidratados toda semana ❤

Sobre a autora: Marcela Ávila
Fundadora da Mazavie Cosmetics

Apaixonada por cosméticos e curiosa por cuidados capilares, mergulhou no mundo da beleza em 2020 e não olhou para trás. 

Liberdade e autoconfiança é o que a Marcela e a Mazavie desejam para todas as mulheres, todos os dias.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *