Como cuidar dos cabelos durante o outono e o inverno?
Durante as estações frias do ano, é preciso adotar alguns cuidados especiais na rotina para evitar que os fios fiquem opacos e desidratados.
Tempo de Leitura: 5 min.
Com a mudança de tempo, é normal que o aspecto do nosso cabelo mude também.
Com a mudança de tempo, é normal que o aspecto do nosso cabelo mude também. Isso acontece por causa da diminuição da umidade do ar, os ventos mais gelados e a queda na temperatura que acontece durante os meses mais frios do ano.
Além, é claro, do aumento da temperatura da água do banho — afinal, nossos banhos ficam mais quentinhos e longos, não é mesmo?
Todas essas variantes provocam alterações no visual e na saúde dos fios, e exigem cuidados mais específicos durante esse período.
Além disso, o couro cabeludo também pode sofrer com as mudanças climáticas — algumas pessoas relatam que sentem a pele da cabeça descamar, formando uma casquinha que se solta pelo cabelo e pode até ser confundida com caspa.
É por isso que, durante as estações frias do ano, é preciso adotar alguns cuidados especiais na rotina para evitar que os fios fiquem opacos e desidratados. E pode ter certeza de que todos os tipos de cabelo — de oleosos a secos e mistos — sofrem com essas condições e precisam de cuidados especiais.
Foi pensando nisso que a Mazavie separou 4 dicas essenciais para quem deseja ter os cabelos macios e com brilho o ano inteiro.
Continue a leitura para descobrir como cuidar dos seus cabelos e nunca mais enxergar o frio como um vilão!
1. Hidrate!
Se você costuma cuidar do seu cabelo em casa, já sabe que a hidratação é um passo fundamental na rotina de cuidados o ano inteiro. Por isso, independentemente da estação do ano, o ideal é usar uma máscara de hidratação pelo menos uma vez por semana.
Você pode hidratar mais vezes caso seu cabelo esteja ressecado, com frizz ou quebrando. O ideal é que você siga uma rotina personalizada de tratamentos, a partir da elaboração do seu cronograma capilar.
No inverno, você deve dar uma atenção especial a essa etapa. Afinal, já que a umidade do ar está mais baixa, os fios não recebem hidratação do meio ambiente (como acontece nos dias mais úmidos do ano). Além disso, a água quente do banho deixa os cabelos mais opacos e sem vida.
Com tudo isso, pode ser que seus cabelos pareçam ficar mais secos a cada dia que passa. Mas pode ter certeza de que uma boa dose de hidratação devolverá a vida aos seus fios!
2. Banho quente é bom, mas não exagere…
É tentador a vontade de tomar um banho beeem quente e longo para se aquecer no inverno, mas precisamos pedir que você resista! O ambiente agradece — e suas madeixas também 😉
Além de prejudicar a pele, o excesso de água quente também irá danificar a saúde dos seus fios. Os problemas mais comuns são a queda de cabelo, o surgimento de caspa e o excesso de oleosidade.
Isso acontece porque a água quente tira a oleosidade natural e balanceada da pele da cabeça. Como consequência, o organismo passa a produzir mais oleosidade do que o normal, já que percebe que a pele está perdendo sua oleosidade natural.
Esse é o famoso efeito rebote, que, em casos graves, pode gerar até dermatite seborreica e descamações no couro cabeludo.
É por isso que, infelizmente, os dermatologistas e tricologistas recomendam que a água do banho seja, no máximo, morna (em torno de 37 °C, a mesma temperatura do nosso corpo).
E já guarde essa dica para os meses mais quentes: o ideal é lavar os cabelos com água fria ou, no máximo, morna. A saúde dos fios agradece!
Para saber mais sobre o impacto da temperatura da água do banho, recomendamos esse artigo incrível dos nossos amigos da Desinchá.
3. Evite excesso no uso de ferramentas térmicas no inverno
Quando o tempo está frio, é comum usarmos mais o secador de cabelos.
É compreensível que você não queira sair de casa com os cabelos molhados, mas tome cuidado com o uso excessivo de ferramentas que aquecem os fios, como os secadores, o babyliss, as escovas térmicas e a prancha.
Quando for usar alguma destas ferramentas, não se esqueça de proteger os fios usando um protetor térmico, e nunca exagere na temperatura! Dê preferência a uma temperatura intermediária, que seja menos agressiva com os fios.
Uma dica importante é nunca encostar o secador nos fios, e se atentar para não produzir fumaça no contato entre o seu cabelo e algum destes aparelhos. Caso o seu cabelo não esteja saudável tente evitar ao máximo usar ferramentas térmicas, pois elas poderão danificar ainda mais suas madeixas.
4. Escolha bem os seus produtos, eles são seus aliados!
Investir em uma boa linha de cosméticos te ajudará a devolver e preservar a saúde dos fios. Criando uma rotina de cuidados, você consegue dar ao seu cabelo tudo aquilo que ele necessita a cada momento: hidratação, nutrição e reconstrução.
Primeiro, lave sempre com um shampoo, para manter o couro cabeludo limpo e abrir as cutículas do fio. E finalize os cuidados com um condicionador, para hidratar e selar as cutículas que o shampoo abriu durante a limpeza.
Intercale o uso de máscaras, de acordo com os aspectos e necessidades do seu tipo de cabelo, e não se esqueça de que os cabelos precisam de cuidados e manutenção constante para manter o aspecto saudável e brilhante que tanto gostamos.
Agora que você já sabe como cuidar das suas madeixas nos meses de outono e inverno, pode ficar tranquila e curtir o friozinho.
Com cuidado e muita hidratação, seus cabelos ficarão saudáveis o ano inteiro.
A Mazavie acredita que cada cabelo conta uma história e, por isso, te acompanha em cada estação, com uma linha completa de produtos que abrange o cronograma capilar do início ao fim.
Todos os produtos são veganos e produzidos sem nenhum tipo de crueldade animal. Venha conferir nossas promoções aqui.
O que você achou desse conteúdo?
Conta pra gente sobre quais assuntos você gostaria de conhecer mais!
Textinhos bem hidratados toda segunda e quinta ❤
Sobre a autora: Marcela Ávila
Fundadora da Mazavie Cosmetics
Apaixonada por cosméticos e curiosa por cuidados capilares, mergulhou no mundo da beleza em 2020 e não olhou para trás.
Liberdade e autoconfiança é o que a Marcela e a Mazavie desejam para todas as mulheres, todos os dias.
0 comentários