Argila no cabelo: pra que serve e como usar
A argila é capaz de equilibrar o pH do couro cabeludo, hidratar, relaxar e rejuvenescer a pele da região.
Tempo de Leitura: 5 min.
A argiloterapia tem a função de absorver a oleosidade do couro cabeludo e nutri-lo através dos seus diversos componentes.
A argila é um dos produtos mais queridinhos da rotina de skincare. Mas você sabia que ela também tem se tornado cada vez mais popular nos cuidados capilares?
Por isso, hoje nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o uso de argila nos cabelos, os tipos de argila, como usar e como complementar o tratamento.
Pra que serve a argila no cabelo?
A argila é um produto natural que vem diretamente do solo. É rica em derivados do alumínio, silicatos, hidróxidos coloidais, ferro, cálcio, potássio, enxofre, magnésio, zinco, cobre, cobalto, entre outros minerais.
Por isso, ela é desintoxicante, adstringente, cicatrizante e anti-inflamatória. Ela também é capaz de equilibrar o pH do couro cabeludo, hidratar, relaxar e rejuvenescer a pele da região.
Além disso, nos cabelos, a argila ajuda a repor minerais perdidos, estimulando a circulação sanguínea e, consequentemente, o crescimento de novos fios mais fortes e saudáveis.
A argiloterapia tem a função de absorver a oleosidade do couro cabeludo e, ao mesmo tempo, nutri-lo através dos seus diversos componentes. Também é uma grande aliada no tratamento de problemas como excesso de oleosidade, dermatite e caspa.
Benefícios da argila para os cabelos
A aplicação da argila no couro cabeludo promove uma espécie de “peeling capilar”, pois remove as células mortas, libera as toxinas do organismo, ativa a circulação do couro cabeludo e absorve as impurezas e resíduos.
Os principais benefícios de utilizar argilas são:
- Ela ajuda na recuperação de cabelos danificados;
- Contribui com a nutrição capilar;
- É muito desintoxicante;
- Limpa profundamente o couro cabeludo;
- Ajuda no combate à oleosidade excessiva;
- Limpa e equilibra o pH do couro cabeludo;
- Estimula a circulação sanguínea, favorecendo o crescimento saudável dos cabelos;
- Possui ação bactericida e antisséptica.
Tipos de argila
Existem diversos tipos de argila, cada uma rica em determinadas propriedades. Portanto, cada tipo é ideal para uma necessidade diferente. As argilas mais comuns que você encontra para comprar são:
- Argila verde: a mais conhecida de todas e também a que tem mais minerais e outros componentes positivos para a saúde da pele e do couro cabeludo. É indicada para cabelos mais oleosos, pois possui poderosa ação adstringente e bactericida, além de desintoxicar a pele da região e ajudar em casos de seborreia;
. - Argila preta: ajuda na circulação sanguínea e renovação celular. Quando aplicada no couro cabeludo, desintoxica a área, estimulando o crescimento de novos fios. Ela também ajuda a proteger os fios, pois cria uma espécie de blindagem e evita sua quebra recorrente;
. - Argila branca: é a mais suave das argilas e, por isso, a mais indicada para tratar os fios danificados e porosos, como os que passaram por alguma química intensa. É a ideal para as loiras e platinadas. Além disso, ela promove o crescimento saudável dos fios, regulariza a oleosidade e hidrata naturalmente;
. - Argila amarela: rica em silício, é muito poderosa para limpar profundamente o couro cabeludo, absorver as toxinas ali encontradas e ainda remover as células mortas. É perfeita para fazer um detox capilar;
. - Argila vermelha: rica em ferro e cobre, é ótima para casos de queda de cabelo, pois limpa e desintoxica a pele profundamente. É muito recomendada para as ruivas, pois ajuda a iluminar esse tom, prolongando sua tonalidade e hidratação;
. - Argila rosa: ajuda a hidratar e desintoxicar o couro cabeludo, sendo recomendada para casos de queda excessiva dos cabelos e também de alopecias;
. - Argila roxa: é difícil encontrá-la e deve ser aplicada apenas no couro cabeludo. A argila roxa é ótima para estimular a produção de colágeno na pele e é regeneradora, deixando o cabelo com um aspecto mais saudável.
Como aplicar a argila no cabelo
Você pode usar a argila de diferentes fórmulas, mas uma receitinha bem fácil de fazer em casa é essa aqui:
- Misture 4 colheres da argila de sua preferência com água filtrada. Mexa bem, até chegar em uma consistência média – nem muito líquida, nem muito grossa;
. - Lave as madeixas com um shampoo leve, como o da Mazavie, que contém uma dose controlada de sulfato e proporciona uma limpeza gentil aos fios;
. - Depois da lavagem, aplique a misturinha da argila no couro cabeludo. Você pode utilizar um pincel para isso.
. - Deixe o produto agir no cabelo, não ultrapassando o limite de uma hora de espera.
. - Lave o cabelo com água morna e aguarde para que a argila comece a amolecer e sair. Preste bastante atenção para não deixar resquícios de argila no couro cabeludo.
. - Finalize a lavagem com a aplicação do condicionador para selar as cutículas dos fios.
Afinal, vale a pena usar argila?
É claro que os cuidados com o couro cabeludo são essenciais para um cabelo bonito e saudável. Excesso de oleosidade, irritação, coceiras e outros distúrbios nessa região podem trazer problemas graves, como a queda de cabelo e problemas de pele.
Mas, apesar de todos os benefícios, a argila deve ser usada com moderação. Como realiza uma limpeza profunda, se usada em excesso, ela pode provocar o ressecamento dos cabelos – o que resultará em outros tipos de problemas.
Por isso, de modo geral, a recomendação é utilizá-la entre uma vez na semana ou a cada 15 dias. Essa frequência já é suficiente para deixar seu couro cabeludo mais saudável.
Depois da argila, você também pode aplicar uma máscara de tratamento.
Escolha de acordo com a necessidade do seu fio: hidratação, nutrição ou reconstrução. Se estiver em dúvida, consulte nosso guia que ensina o passo a passo para definir o tratamento ideal para os seus cabelos.
E aí, você já conhecia o uso da argila nos cabelos? Continue acompanhando o blog para não perder nenhuma dica ou novidade do mundo capilar.
Nós nascemos para desmistificar os cuidados capilares e temos uma linha completa que abrange o cronograma do começo ao fim e te ajuda a encontrar a melhor versão dos seus cabelos.
O que você achou desse conteúdo?
Conta pra gente sobre quais assuntos você gostaria de conhecer mais!
Textinhos bem hidratados toda segunda e quinta ❤
Sobre a autora: Marcela Ávila
Fundadora da Mazavie Cosmetics
Apaixonada por cosméticos e curiosa por cuidados capilares, mergulhou no mundo da beleza em 2020 e não olhou para trás.
Liberdade e autoconfiança é o que a Marcela e a Mazavie desejam para todas as mulheres, todos os dias.
0 comentários