Escolha uma Página

O que é a cutícula do fio de cabelo

As cutículas são as responsáveis por controlar a entrada e saída de água da fibra capilar.

14 ago 2023

Tempo de Leitura: 5 min.
O que é a cutícula do fio de cabelo

A hidratação deixa as cutículas saudáveis, enquanto o ressecamento é um sinal de que elas estão danificadas.

Você já deve ter ouvido falar sobre as cutículas do fio de cabelo, não é mesmo?

É muito comum lermos sobre elas em blogs e até nos rótulos de produtos. Além disso, profissionais da beleza e influencers estão sempre citando as famosas cutículas.

Por isso, no artigo de hoje você vai descobrir: 

  • O que são as cutículas do fio;
  • O que é uma cutícula aberta ou fechada;
  • Quais produtos e fatores responsáveis por abrir ou selar as cutículas;
  • E qual a melhor maneira de cuidar delas. 

Acompanhe a leitura até o final para descobrir como cuidar melhor da saúde das suas madeixas no dia a dia! 

 

Afinal, o que é a cutícula do fio? 

Cada fio de cabelo em nossa cabeça é formado por três camadas principais: cutícula, córtex e medula – cada uma com suas características, funções e necessidades. 

Conheça a estrutura capilar.
  1. Medula: é a camada mais interna e que dá sustentação à estrutura do fio, estando diretamente conectada com o bulbo. É responsável por distribuir nutrientes, vitaminas e minerais da raiz até as pontas.
    .
  2. Córtex: é o centro do fio, responsável por determinar a forma, cor, quantidade, elasticidade e a umidade natural dos fios.
    .
  3. Cutícula: é a parte mais externa do fio. As cutículas são como pequenas escamas sobrepostas que revestem o fio, criando uma barreira de proteção.

Normalmente, a cutícula é a mais citada, pois é a camada mais resistente às ações externas – sejam elas físicas ou químicas – que o cabelo sofre no dia a dia.

 

Qual a função da cutícula?

As cutículas são as responsáveis por controlar a entrada e saída de água da fibra capilar.

Por isso, a hidratação deixa as cutículas saudáveis, enquanto o ressecamento é um sinal de que elas estão danificadas. Além disso, é coberta por uma camada transparente de lipídios que hidratam e nutrem naturalmente o fio. 

Com ela, as camadas internas se mantêm reguladas e os nutrientes necessários para a saúde dos cabelos permanecem dentro do fio, garantindo que sejam preservados. Ela é muito importante devido à sua alta capacidade de resistir às agressões do dia a dia. 

Quando está saudável, a cutícula é a grande responsável pelo brilho e por garantir uma textura leve e suave aos fios. Além disso, ela reduz a fricção entre os fios, evitando a formação de frizz ou nós no cabelo. 

Procedimentos químicos como tintura, descoloração e alisamentos retiram essa camada de gordura dos fios, deixando-os expostos e mais suscetíveis a danos.

Aliás, isso também acontece da mesma forma com altas temperaturas, como água quente, secador, chapinha ou mesmo o excesso de exposição ao sol, que danificam essa camada de proteção, deixando o fio mais fragilizado. 

Dependendo das agressões que o fio sofre, as cutículas podem ser danificadas em maior ou menor grau, fazendo com que os cabelos fiquem mais frágeis e percam água, nutrientes e proteínas rapidamente. 

A seguir, vamos entender o que significa a cutícula estar aberta ou fechada e quais produtos e procedimentos contribuem com esses processos. Acompanhe!

 

Cutículas abertas X cutículas fechadas

Como se trata de uma barreira protetora, a cutícula tem a dupla função de impedir que alguns componentes entrem no fio e, igualmente, que outros componentes saiam. 

Existem dois principais fatores que influenciam na maleabilidade das cutículas, são eles:

pH

O pH é uma escala química que mede o potencial de hidrogênio nos cabelos. Ela determina se os cabelos estão mais ácidos ou alcalinos, e isso influencia diretamente no brilho, força e saúde das nossas madeixas. 

Nós temos um conteúdo exclusivo que explica tudo sobre o pH do cabelo aqui no blog que você pode conferir clicando aqui. Mas, para resumir, você deve saber que um pH alcalino (maior que 7) abre as cutículas; enquanto que um pH ácido (menor que 7) fecha as cutículas. 

Temperatura

Outro fator responsável por abrir e fechar as cutículas é a temperatura. Acontece que altas temperaturas abrem as cutículas, enquanto as baixas temperaturas fecham as cutículas. 

Nós sempre falamos por aqui sobre a importância de não exagerar na água quente do banho e no uso de secador.

E esse é o principal motivo: a temperatura muito elevada deixa a cutícula aberta, o que provoca uma perda mais rápida de água e nutrientes. O resultado é um cabelo ressecado, com mais frizz, pontas duplas e propenso à quebra. 

Aliás, você sabia que todos os produtos que usamos nos cabelos influenciam no nível de abertura das cutículas? 

O shampoo, responsável pela lavagem e limpeza dos fios, abre as cutículas. O ideal é apostar em shampoos leves que não agridam a estrutura do fio, como o Shampoo da Mazavie, desenvolvido com uma dose controlada de sulfato, proporcionando uma limpeza mais gentil aos fios. 

Qualquer tratamento aplicado em seguida, como as etapas do cronograma capilar (hidratação, nutrição e reconstrução) precisam que as cutículas estejam abertas para que seus ativos penetrem e ajam nos fios. 

Por fim, sempre termine a lavagem aplicando o condicionador do comprimento até as pontas. Ele tem a função de hidratar e selar as cutículas, mantendo a hidratação e os nutrientes por mais tempo nos fios. O Condicionador da Mazavie finaliza os cabelos, de forma que os passos anteriores do cronograma capilar cumpram a função desejada.

 

Como cuidar das cutículas

O ideal é que as cutículas permaneçam sempre seladas e bem alinhadas, retendo os nutrientes e mantendo a superfície do fio bem protegida e plana, o que melhora o reflexo da luz e dá mais brilho aos cabelos. 

Porém, existem momentos em que desejamos abrir as cutículas, como, por exemplo, para aplicar químicas como a descoloração ou o alisamento. Esses procedimentos modificam a estrutura do fio e precisam agir mais internamente na fibra capilar. 

Por isso, é importante redobrar os cuidados após a realização de químicas. E, de maneira geral, é sempre importante cuidar da camada mais externa do fio – afinal, é ela quem protege e mantém a saúde capilar sempre em dia. 

E você já sabe, né? A Mazavie é sua aliada nos cuidados capilares! Nós acreditamos que cada cabelo conta uma história e, por isso, te acompanhamos em cada momento, com uma linha completa de produtos que abrange o cronograma capilar do início ao fim. 

O que você achou desse conteúdo?

Conta pra gente sobre quais assuntos você gostaria de conhecer mais!
Textinhos bem hidratados toda segunda e quinta ❤

Sobre a autora: Marcela Ávila
Fundadora da Mazavie Cosmetics

Apaixonada por cosméticos e curiosa por cuidados capilares, mergulhou no mundo da beleza em 2020 e não olhou para trás. 

Liberdade e autoconfiança é o que a Marcela e a Mazavie desejam para todas as mulheres, todos os dias.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *