Como combater a queda de cabelo por estresse
Você sabia que além do desgaste mental e emocional, o estresse também causa outros danos ao nosso organismo?
Tempo de Leitura: 5 min.
Os nossos cabelos podem sofrer em períodos de maior estresse, sendo o efeito mais comum a queda excessiva dos fios.
Que o estresse não é bom pra ninguém a gente já sabe. Mas você sabia que além do desgaste mental e emocional, o estresse também causa outros danos ao nosso organismo?
Ele afeta até mesmo a nossa pele e cabelos e, por isso, nosso tema de hoje é a queda de cabelo por estresse. Acompanhe a leitura para entender os efeitos do estresse no organismo e descobrir como cuidar dos seus cabelos nesse período.
Como o estresse afeta o cabelo
Os nossos cabelos podem sofrer em períodos de maior estresse, sendo o efeito mais comum a queda excessiva dos fios.
O que acontece é que o excesso de estresse ou ansiedade podem causar um desequilíbrio hormonal do cortisol. Nosso organismo libera cortisol em conjunto com outros hormônios, pois essa é a forma que ele encontra para se proteger daquilo que lhe está causando incômodo.
Essa liberação hormonal em excesso afeta o organismo, que não consegue mais controlar o nível de substâncias químicas no sangue. Dessa forma, os hormônios alteram os folículos capilares e o resultado é a queda do cabelo.
A queda generalizada dos fios no couro cabeludo e a interrupção do crescimento do fio é conhecida como eflúvio telógeno, e pode durar de 6 a 9 meses. Para saber mais sobre o tema, recomendamos a leitura deste artigo do blog Tua Saúde.
Outra possibilidade é que o estresse no organismo também pode afetar o sistema digestivo e, com isso, alterar a capacidade do corpo de absorver nutrientes.
Micronutrientes, como vitamina A, B, C, D, E, ferro, selênio e zinco, contribuem com a renovação celular dos folículos pilosos – as estruturas responsáveis pela produção e crescimento dos fios. Assim, a carência desses nutrientes pode levar à queda de cabelo.
Identificando a raiz do problema
O primeiro passo é identificar a fonte do problema, ou seja, o que está causando o estresse de forma tão intensa.
As causas relatadas com mais frequência são:
- Problemas familiares ou relacionais;
- Problemas no trabalho;
- Dificuldades financeiras;
- Sobrecarga de trabalho e/ou estudos;
- Cansaço excessivo e irritabilidade;
.
Além disso, há também situações mais pontuais, mas que também podem estar causando esse problema:
.
- Queda de cabelo pós-covid: algumas pessoas diagnosticadas com COVID-19 relatam o aumento na queda de cabelo algumas semanas após a doença. Estudos indicam que a queda esteja relacionada com o aumento de citocinas pró-inflamatórias devido à infecção, mas também pode ser consequência do estresse e ansiedade gerados pela própria doença.
. - Período pós-parto: durante a gravidez, o corpo da mulher passa por uma série de alterações hormonais. E uma queda de cabelos mais acentuada pode ser resultado dessas alterações hormonais, especialmente no período da amamentação. Mas, novamente, não pode ser descartado o fator do estresse e ansiedade que acompanham esse período tão intenso de mudanças na vida da mulher. Se quiser saber mais, temos um artigo completo sobre esse tema.
Além da queda de cabelo, você sabia que o estresse também contribui para o surgimento de cabelos brancos? Infelizmente, não é um mito!
Com o excesso de estresse, o organismo aumenta também a liberação de noradrenalina, e acaba por danificar as células responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor aos fios.
Quando procurar ajuda
É normal que a gente perca de 50 a 100 fios de cabelo por dia. O que não é nenhuma novidade se você olhar para o chão do seu banheiro, não é mesmo? Porém, a queda excessiva pode provocar a perda de até 500 fios por dia, o que significa que é impossível não perceber o aumento.
Mas essa condição pode não acontecer exatamente no período em que você vive um evento estressante, pois pode demorar até três meses para que o corpo manifeste o sintoma. Isso faz com que algumas pessoas não percebam de imediato a relação e demorem a procurar um tratamento.
Também existem quadros mais severos de dermatite seborreica ou caspa, que geram descamação, vermelhidão e coceira da pele do couro cabeludo e, em casos graves, o aumento da queda dos fios. Esses quadros necessitam de tratamento médico – por isso, não deixe de procurar um dermatologista de sua confiança.
Como controlar o estresse e recuperar a vitalidade dos fios
A queda dos fios afeta diretamente a autoestima, uma vez que o cabelo é parte importante da nossa identidade.
A melhor forma de controlar a situação é gerenciando o estresse. Por isso, vale destacar que a queda de cabelo deve ser tratada em paralelo com aquilo que a causa.
Procure diminuir o estresse no dia a dia, incluindo alguns hábitos saudáveis em sua rotina. Confira nossas sugestões:
- Mantenha uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e nutrientes;
- Pratique exercícios físicos com regularidade;
- Passeie ao ar livre;
- Saia e se reúna com pessoas queridas;
- Pratique meditação;
- Durma bem e se permita descansar;
- Procure um profissional e faça terapia – seja para lidar com uma questão pontual ou para se abrir ao autoconhecimento.
Todos esses fatores são essenciais para uma vida rica em saúde e bem-estar, mas sabemos que seus efeitos serão sentidos a médio e longo prazo. Por isso, uma forma de aliar cuidados capilares e começar a perceber mudanças hoje é incluir o cronograma capilar em sua rotina.
Com um cronograma, você alterna cuidados de hidratação, nutrição e reconstrução, devolvendo aos fios toda a água, nutrientes e massa perdidos. Esse tratamento ajudará a fortalecer seus fios, deixando-os mais resistentes à queda e quebra.
Clique aqui para descobrir tudo sobre o cronograma capilar e conferir nossa sugestão de rotina especialmente pensada para quem está sofrendo com a queda excessiva dos fios.
Fique tranquila e conte com a Mazavie como sua aliada na rotina de cuidados. Temos uma linha completa de produtos que abrangem todas as etapas do cronograma capilar e ajudam você a descobrir a melhor versão dos seus cabelos.
O que você achou desse conteúdo?
Conta pra gente sobre quais assuntos você gostaria de conhecer mais!
Textinhos bem hidratados toda segunda e quinta ❤
Sobre a autora: Marcela Ávila
Fundadora da Mazavie Cosmetics
Apaixonada por cosméticos e curiosa por cuidados capilares, mergulhou no mundo da beleza em 2020 e não olhou para trás.
Liberdade e autoconfiança é o que a Marcela e a Mazavie desejam para todas as mulheres, todos os dias.
0 comentários