Escolha uma Página

Por que mudar de cabelo faz bem?

Muitas mulheres optam por um novo corte de cabelos quando estão em busca de uma nova fase.

12 jun 2023

Tempo de Leitura: 5 min.
Por que mudar de cabelo faz bem?

A mudança no visual é uma forma concreta e tangível de marcar o final de um ciclo e o início de algo novo.

Não é segredo dizer que o cabelo é muito importante para a nossa autoestima – especialmente no caso das mulheres. Afinal, o cabelo ocupa lugar de destaque em nossa cultura e é um dos maiores identificadores de gênero. Mas você já parou para pensar em por que será que mudar de cabelo faz bem?

Segundo um artigo da Revista Boa Forma, a autoestima vem de dentro e está intimamente relacionada com nossas emoções.

Porém, também está bastante relacionada com o padrão de beleza externo da sociedade onde vivemos. E por isso, acaba tendo um papel muito importante na autoimagem das mulheres e influenciam diretamente a percepção e sentimentos que elas têm em relação a si mesmas.

 

Como um corte de cabelo pode te transformar

Um corte de cabelo tem o poder de mudar o caimento dos fios e redesenhar o formato do rosto. Além disso, ainda pode mudar a aparência da textura dos fios. Por ser uma parte bem marcante da nossa aparência, influencia muito no visual como um todo.  

É por isso que muitas mulheres optam por um novo corte de cabelos quando estão em busca de uma nova fase. A mudança no visual é uma forma concreta e tangível de marcar o final de um ciclo e o início de algo novo.

Além disso, contribui com o empoderamento, deixando-nos mais autoconfiantes e seguras da nova aparência escolhida. É como se mudássemos justamente porque podemos, porque temos controle sobre isso – especialmente quando nos vemos diante de grandes desafios, onde não há muito poder de ação.

Algumas ocasiões que podem inspirar uma mudança de visual são:

  • a proximidade do aniversário;
  • o término de uma relação amorosa;
  • início de um novo trabalho;
  • uma mudança de casa, cidade ou até mesmo de país;
  • a morte de um ente querido;
  • o final de um ano difícil;
  • o término de uma faculdade ou curso;
  • e muito mais.

Seja qual for a motivação, um novo corte de cabelo ajuda a dar esse ar de jovialidade, de força e coragem. E não tem nada de errado em abraçar esse sentimento e transformar o visual para combinar com uma nova fase na vida!

 

Principais mudanças no cabelo

Existem diferentes formas de inovar no visual e mudar as madeixas. As principais são:

 

1. Corte

Essa é a mais clássica de todas! Apostar em um novo corte de cabelo pode ajudar a transformar sua aparência por completo. Cortar os cabelos bem curtinhos ou apostar em um corte mais despojado, por exemplo, pode ser uma forma de colocar um ponto final em uma crise e recomeçar.

Outra opção é respirar as pontas ou cortar uma franja. Pode parecer simples, mas não é preciso nada muito complexo para transformar a nossa aparência.

Basta ter em mente que mais importante do que seguir tendências é escolher um corte que combine com o seu rosto e com sua personalidade. Afinal, esse será seu novo visual pelos próximos meses. Por isso, é importante pensar bem e conversar com seu cabeleireiro para escolher um penteado que combine com você e traga à tona sua melhor versão.

 

2. Mudar a cor dos cabelos

Outra mudança bastante comum é apostar em uma nova cor de cabelo. Existem mulheres que gostam de ousar e apostam em tons bem coloridos como rosa, roxo, azul ou verde. Mas os básicos funcionam super bem: já pensou em ficar ruiva? Tem vontade de platinar os fios?

Seja tingindo todo o cabelo ou iluminando com mechas, mudar a cor dos fios também altera toda a imagem pessoal. O impacto se reflete também nas cores de roupa e de maquiagem do dia a dia, por isso deve ser bem pensado.

Outro caso muito comum é o de mulheres que começam a colorir os cabelos quando os fios brancos aparecem. Querer manter a cor natural dos cabelos ou mesmo apostar em um novo tom é um desejo muito comum. Afinal, a cor dos cabelos também compõem nossa personalidade.

 

3. Transição capilar ou alisamento

Modificar a textura natural dos fios também causa uma alteração em nossa identidade. Seja alisando ou abraçando os cachos naturais, muitas mulheres sentem vontade de mudar seus cabelos.

A transição capilar é uma tendência que veio para ficar. Muito mais do que parar de alisar os cabelos, é um processo de autoconhecimento e autodescoberta. Quantas mulheres alisam os cabelos há tantos anos que já nem se lembram mais de como era a textura de seu fio  antes de passar por tantas químicas?

Por isso, a decisão de parar de alisar os cabelos implica em muito mais do que reaprender a cuidar das madeixas – principalmente, é sobre desenvolver uma nova relação com a própria imagem no espelho.

Aceitar a textura natural dos fios tem tudo a ver com encontrar uma nova forma de se enxergar e lidar com imposições sociais que ditam conceitos de moda e estética.

 

Cabelo e autoestima

Como vimos, o estilo do cabelo pode influenciar muito em nossa autoestima. Por isso, mudar o visual pode ser uma forma de investir em si mesma, de reacender seu amor-próprio e se sentir mais confiante e poderosa para começar uma nova fase da vida.

Mas é claro que toda e qualquer transformação deve ser muito bem pensada para evitar arrependimentos. Cortar os cabelos num impulso pode ter o efeito contrário e trazer inseguranças quanto à sua imagem.

Nossa sugestão é que você pense bastante, procure referências de cortes ou cores, e só então faça sua transformação. Lembre-se que a mudança deve representar a mulher que você realmente é ou deseja ser; é um incentivo para superar um momento de crise e ir além.

E siga nos acompanhando pra mais dicas de cuidados capilares!

A Mazavie possui uma linha completa de produtos que compõem o cuidado diário com os cabelos, te ajudando a encontrar a sua melhor versão todos os dias, mesmo nos dias em que tudo está uma bagunça… até o seu cabelo!

O que você achou desse conteúdo?

Conta pra gente sobre quais assuntos você gostaria de conhecer mais!
Textinhos bem hidratados toda segunda e quinta ❤

Sobre a autora: Marcela Ávila
Fundadora da Mazavie Cosmetics

Apaixonada por cosméticos e curiosa por cuidados capilares, mergulhou no mundo da beleza em 2020 e não olhou para trás. 

Liberdade e autoconfiança é o que a Marcela e a Mazavie desejam para todas as mulheres, todos os dias.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *