Escolha uma Página

Corte químico: o que é e como recuperar os fios

Quando os cabelos ficam sobrecarregados por procedimentos agressivos, pode acontecer uma desestruturação na fibra capilar.

25 maio 2023

Tempo de Leitura: 5 min.
Corte químico: o que é e como recuperar os fios

O corte químico ocorre quando há uma agressão extrema e contínua aos fios.

Corte químico é o nome dado ao fenômeno da quebra e fragilização que acontece nos cabelos em decorrência do uso excessivo de produtos químicos que são incompatíveis entre si.

No artigo de hoje, nós vamos te explicar o que é o corte químico, seus principais sinais e também o que fazer para recuperar os fios. Continue a leitura até o final para aprender como o cronograma capilar pode ajudar a salvar os seus cabelos!

 

O que é o corte químico

Quando os cabelos ficam sobrecarregados por procedimentos agressivos, pode acontecer uma desestruturação na fibra capilar, que deixa os fios elásticos e excessivamente frágeis.

O corte químico ocorre quando há uma agressão extrema e contínua aos fios, seja por alisamentos frequentes e em excesso, mechas ou luzes feitas com o cabelo fragilizado, ou até mesmo pela aplicação de algum produto feita de maneira incorreta.

O exemplo mais comum é quando um cabelo com excesso de alisamento é descolorido e/ou tingido e não aguenta o procedimento devido à incompatibilidade entre os componentes de cada química.

Pode acontecer já no momento do enxágue ou alguns dias após o procedimento. Por isso, é muito importante ficar atenta aos sinais que o cabelo dá, assim você não será pega de surpresa.

 

Sinais de alerta

Não é difícil identificar o corte químico no cabelo. Em geral, os fios ficam com uma aparência áspera e descuidada, bem ressecados e quebradiços. Além disso, as agressões provocam a abertura das escamas, que deixam o cabelo opaco e sem vida.

Em cabelos cacheados, por exemplo, as ondas e cachos perdem a definição e ficam mais pesados. Já os lisos ficam com aspecto espigado, devido ao excesso de ressecamento e desidratação.

Entre os sintomas, se destacam:

  • O cabelo quebra com muita facilidade, como se estivesse se desmanchando;
  • Os fios ficam cheios de pontos brancos, pontas duplas e até triplas;
  • O cabelo fica elástico, com efeito emborrachado;.
  • Os fios ficam porosos, ou seja, ásperos e opacos;.
  • Aumento da queda de cabelo.

Como evitar o corte químico

Para se prevenir de um corte químico, antes de realizar qualquer procedimento, você deve consultar um profissional e realizar um teste de mechas.

O teste de mecha consiste em aplicar o produto desejado em apenas uma mecha de cabelo. Assim, é possível observar a forma que fios reagem à química e se seus cabelos estão aptos ou não para o procedimento.

Veja como é fácil realizar o teste de mechas:

  1. Separe uma mecha de cabelo bem próxima à nuca (pois, caso ocorra algum efeito indesejado, essa mecha não ficará aparente);
    .
  2. Aplique o produto que irá utilizar no procedimento na mecha e espere 45 minutos, para dar tempo dele agir;
    .
  3. Lave e seque a mecha para analisar a reação dos fios;
    .
  4. Se a mecha apresentar as características citadas acima, ela não passou no teste e você não deve arriscar realizar o procedimento.

Outros cuidados que você pode adotar para fortalecer os cabelos são:

  • Mantenha a hidratação em dia: ela repõe a água e os nutrientes que o cabelo perde no dia a dia, assim você mantém seus cabelos saudáveis, livres do ressecamento e mais preparados para receber qualquer tratamento ou procedimento;
    .
  • Dê intervalos entre químicas: deixe seu cabelo descansar entre uma química e outra. Isso vale tanto para a repetição de um mesmo procedimento, como o alisamento, quanto para a mistura de químicas, como o alisamento e a descoloração dos fios logo em seguida;
    .
  • Tenha uma alimentação balanceada: uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes contribui muito para a saúde de sua pele, unhas e cabelos. Por isso, invista em alimentos que ajudam a fortalecer os fios.

 

Como recuperar o cabelo após um corte químico

Se o estrago já aconteceu, fique calma! Apesar de assustador, o corte químico não dura para sempre.

Os cabelos voltam a crescer e o tempo para isso varia de acordo com diversos fatores, como: a saúde dos fios, o nível de dano à fibra capilar, sua alimentação e os cuidados pós-corte químico.

Os principais cuidados para a recuperação dos fios são:

  • Corte as pontas: o ideal é que você corte parte do comprimento dos cabelos para tirar a parte mais danificada. Em alguns casos, essa manutenção pode ser demorada e você vai precisar cortar algumas vezes até remover completamente a parte danificada. Então, seja paciente.
    .
  • Dê um tempo nas químicas: não custa reforçar esse ponto, então nem pense em continuar aplicando químicas no cabelo. A situação pode piorar, pois o cabelo está muito danificado, além de prejudicar ainda mais a recuperação dos fios.
    .
  • Evite shampoos com muito sulfato: o sulfato provoca uma limpeza profunda dos fios, mas para um cabelo fragilizado, isso pode ser perigoso. Os fios podem ficar ainda mais ressecados e quebradiços. Por isso, prefira shampoos como o da Mazavie, que possui uma dose controlada de sulfato, proporcionando uma limpeza suave e delicada, que higieniza sem agredir os fios.
    .
  • Fuja do secador: ferramentas térmicas como o secador, a chapinha e o babyliss também devem ser evitados. Isso porque as altas temperaturas ressecam e danificam ainda mais os fios.

 

Cronograma capilar para cabelos com corte químico

O cronograma capilar nada mais é do que estabelecer uma agenda de cuidados e mesclar diferentes máscaras de tratamento, de forma a atender todas as necessidades do seu fio.

O diferencial é justamente criar uma rotina personalizada para você e focada em reparar os danos, devolvendo ao cabelo tudo que ele precisa.

A seguir, você confere o papel de cada etapa:

  • Hidratação: ajuda os fios a recuperarem a umidade, devolvendo água à fibra capilar. Assim, as escamas abertas se normalizam;
  • Nutrição: devolve aos fios os nutrientes perdidos e, assim, recupera a vitalidade dos cabelos;
  • Reconstrução: essa etapa é a responsável por devolver massa ao fio. A reconstrução é indispensável para quem sofreu corte químico, pois ela reconstrói a estrutura capilar.

A gente sabe que o caminho pela frente será longo, mas conte com a Mazavie nessa jornada de cuidados e recuperação dos seus cabelos.

Temos uma linha que abrange o cronograma capilar do início ao fim, e estamos aqui para tirar as suas dúvidas e desmistificar os cuidados capilares.

O que você achou desse conteúdo?

Conta pra gente sobre quais assuntos você gostaria de conhecer mais!
Textinhos bem hidratados toda segunda e quinta ❤

Sobre a autora: Marcela Ávila
Fundadora da Mazavie Cosmetics

Apaixonada por cosméticos e curiosa por cuidados capilares, mergulhou no mundo da beleza em 2020 e não olhou para trás. 

Liberdade e autoconfiança é o que a Marcela e a Mazavie desejam para todas as mulheres, todos os dias.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *