O que é e como evitar o envelhecimento capilar
Assim como acontece com a pele, os nossos cabelos envelhecem com o passar dos anos.
Tempo de Leitura: 5 min.
O processo de envelhecimento capilar tem causas genéticas e também ocorre devido a fatores externos e ambientais.
Assim como acontece com a pele, os nossos cabelos envelhecem com o passar dos anos. O processo de envelhecimento capilar tem causas genéticas e também ocorre devido a fatores externos e ambientais.
No artigo de hoje, nós vamos te explicar o que é e por que o envelhecimento capilar acontece. Acompanhe a leitura para aprender como evitar que esse processo ocorra de forma precoce!
O que é o envelhecimento capilar
O processo de envelhecimento capilar se manifesta de duas maneiras:
- pela redução da densidade dos fios, gerando uma diminuição em sua espessura;
- pela perda de sua cor natural, resultando nos famosos cabelos brancos.
Ao longo de nossa vida, o couro cabeludo e o folículo piloso, de onde nasce o fio de cabelo, são agredidos por vários fatores. Em consequência, diminuem gradualmente sua capacidade de produzir um fio normal e saudável.
Por isso, com o passar do tempo, os cabelos tendem a ficar mais finos, frágeis e porosos. Em alguns casos, os fios podem ficar mais grossos, porém mais ressecados.
O fato é que os cabelos mudam de aspecto ao longo do tempo, e precisamos aprender a cuidar dos fios em cada fase.
O cabelo nasce, cresce e morre ao longo de toda a nossa vida.
Tanto o couro cabeludo quanto os fios estão expostos a agressões no dia a dia que danificam a estrutura capilar e a própria capacidade de produzir novos fios, acumulando danos, doenças e muita oxidação.
Os principais fatores conhecidos que agridem os cabelos são:
- Exposição excessiva ao sol: a radiação ultravioleta é um dos grandes envelhecedores do couro cabeludo e da haste. Hoje em dia, temos o hábito de proteger a pele com protetor solar, porém esse cuidado ainda não é comum no couro cabeludo – por isso, ele fica exposto à radiação com muito mais frequência;
. - Poluição: todo o nosso corpo sofre com a exposição prolongada à poluição, e isso não poderia ser diferente com os nossos cabelos. Fatores como cigarros e poluição tendem a aumentar a liberação de radicais livres, que aceleram o envelhecimento e o embranquecimento dos cabelos;
. - Alterações de temperatura: alterações frequentes de temperatura também podem ser prejudiciais para a pele. Além disso, o excesso de ferramentas térmicas, como o secador e a chapinha, também causam danos aos fios e ao couro cabeludo;
. - O excesso de químicas capilares: descolorir, alisar e tingir. Tudo isso, quando em excesso, pode contribuir para o ressecamento dos fios, deixando-os mais opacos, frágeis e quebradiços;
. - Doenças e alguns medicamentos: algumas doenças, medicamentos e o próprio estresse podem causar alterações hormonais no organismo ou prejudicar a absorção de nutrientes pelo corpo, e tudo isso tem um impacto direto na saúde capilar. Por isso, consulte um médico e/ ou nutricionista para se informar sobre as causas físicas do envelhecimento capilar precoce.
Sinais do envelhecimento dos fios
É claro que o envelhecimento dos fios também está ligado a fatores genéticos e hormonais. Infelizmente, para as mulheres, a menopausa contribui muito para esse envelhecimento.
Se você tem familiares que começaram a sofrer com o afinamento dos fios e com os cabelos brancos, fique atenta!
Os primeiros sinais do envelhecimento costumam ser:
- Fios brancos: a ausência de melanina nos fios é um dos primeiros sinais visuais do envelhecimento. Portanto, se você já percebe alguns fios claros na cabeça, é sinal de que o processo de envelhecimento já começou;
. - Perda de brilho: o cabelo vai gradualmente perdendo o brilho e a vitalidade, especialmente nas pontas, que ficam ressecadas e espigadas;
. - Mudança na textura: com o passar dos anos, o cabelo pode mudar de textura. Além disso, as cutículas diminuem de tamanho, dando um visual opaco para os fios;
. - Fragilidade e indisciplina: justamente pela diminuição das cutículas, que protegem o cabelo das agressões externas, o fio fica desprotegido, perdendo bastante massa capilar e resultando em fios ressecados, fracos e muito mais propensos à quebra.
Na raiz, por exemplo, você pode perceber ressecamento, sensibilidade e rigidez da pele do couro cabeludo. Enquanto que no comprimento e nas pontas, os sinais comuns são o afinamento, fragilidade e opacidade.
Por isso, é importante que você preste atenção a essas mudanças com o passar do tempo para agir antes que elas se agravem.
6 dicas para prevenir o envelhecimento capilar
O envelhecimento é um processo natural e esperado do organismo. Mas existem cuidados que ajudam a prolongar a saúde capilar, mantendo a vitalidade dos fios por mais tempo, como:
1. Cuide da alimentação
Vamos combinar que essa é uma dica básica de saúde!
Para manter a saúde dos fios em dia, você precisa fornecer vitaminas e nutrientes para o seu organismo. Por isso, cuide da alimentação e procure manter uma dieta equilibrada.
.
2. Não abuse do calor
Evite utilizar ferramentas térmicas em excesso, pois a alta temperatura delas agride os fios e danifica os cabelos.
Quando optar por usar essas ferramentas, não deixe de aplicar um bom protetor térmico nos fios e não use as temperaturas muito altas.
.
3. Cuidado com o sol
Quando for tomar sol, lembre-se de proteger também a pele do couro cabeludo – use um boné ou chapéu para proteger a cabeça durante o horário em que o sol estiver mais intenso.
Pode estar certa de que seu corpo inteiro agradecerá pelos cuidados com a exposição ao sol.
.
4. Lave bem
Todo cuidado já começa na lavagem. Cuide bem dos fios e do couro cabeludo, e não deixe nenhuma sujeira ou resíduo se acumular nos poros do couro cabeludo.
Porém, prefira shampoos leves, que não agridam ou “limpem demais” os fios. Afinal, a oleosidade natural é muito importante para a saúde dos cabelos.
.
5. Evite o excesso de químicas
Ainda que o processo de envelhecimento comece de dentro para fora, os processos químicos podem fragilizar o couro cabeludo, deixando mais fraco e, assim, impossibilitado de produzir fios fortes e saudáveis.
.
6. Invista em hidratação
A hidratação ajuda a repor a água e os nutrientes do cabelo.
Uma máscara de hidratação garante força, brilho e maciez aos cabelos; por isso, é um passo indispensável nos cuidados com qualquer tipo de cabelo – e em qualquer idade.
Conte com a Mazavie nessa jornada de autocuidado! Nós acreditamos que cada cabelo conta uma história e temos todos os produtos que irão te ajudar a descobrir a melhor versão dos seus cabelos em cada fase da vida.
O que você achou desse conteúdo?
Conta pra gente sobre quais assuntos você gostaria de conhecer mais!
Textinhos bem hidratados toda segunda e quinta ❤
Sobre a autora: Marcela Ávila
Fundadora da Mazavie Cosmetics
Apaixonada por cosméticos e curiosa por cuidados capilares, mergulhou no mundo da beleza em 2020 e não olhou para trás.
Liberdade e autoconfiança é o que a Marcela e a Mazavie desejam para todas as mulheres, todos os dias.
0 comentários