Mitos e verdades sobre receitas caseiras para os cabelos
Não dá para negar que as receitas caseiras para os cabelos são uma verdadeira febre na internet!
Mas você já pensou sobre os cuidados que precisa ter?
Tempo de Leitura: 7 min.
Antes de sair aplicando qualquer tipo de produto nas suas madeixas, você precisa se informar sobre os riscos e cuidados.
Não dá para negar que as receitas caseiras para os cabelos são uma verdadeira febre na internet! De vez em quando, surge uma nova moda que divide opiniões: são diversos ingredientes – naturais ou industrializados – que prometem fazer milagres nos fios.
Mas antes de sair aplicando qualquer tipo de produto nas suas madeixas, você precisa se informar sobre os riscos e cuidados.
Por isso, no artigo de hoje, vamos analisar algumas das famosas “receitinhas” da internet. Está preparada? Então, vamos nessa!
1. Soro fisiológico limpa os fios
Mito! O soro fisiológico é uma solução preparada com cloreto de sódio e é recomendada para higienização e limpeza.
Porém, apesar de algumas pessoas afirmarem que o soro fisiológico deixa os fios mais hidratados e “leves”, a verdade é que cada cabelo pode ter uma reação à substância. Se o pH dos seus cabelos já estiver ácido, os fios podem ficar ainda mais ressecados, por exemplo.
É muito importante manter o equilíbrio do pH e as cutículas dos fios alinhadas. Por isso, evite misturar soro fisiológico em seu shampoo ou condicionador.
2. Shampoo “bomba” faz o cabelo crescer
Mito! A princípio, sempre desconfie de qualquer fórmula que promete ser milagrosa ou entregar resultados incríveis da noite para o dia. Leia atentamente o rótulo do produto – afinal, tudo depende de sua composição.
Existem algumas fórmulas que até podem oferecer nutrientes para os cabelos, mas isso não quer dizer que ele crescerá rápido ou em decorrência do shampoo. Além disso, misturas que possuem vitaminas para cavalos na fórmula pode causar a queda de cabelo.
3. Refrigerante de cola hidrata os cabelos
Mito! Apesar de algumas pessoas testarem, não recomendamos que você aplique um produto com tantos componentes em seus cabelos.
O refrigerante contém muito açúcar e corantes, por isso, deixa os fios melados, grudentos e duros, podendo aumentar os problemas com a quebra. Portanto, passo bem longe dessa receita!
4. Gelatina ajuda a definir os cachos
Verdade! A gelatina tem uma textura bem leve e é um ótimo finalizador para os cabelos cacheados, ajudando na definição e no volume para quem gosta de cachos super bem definidos.
Além disso, ela também ajuda a cachear a parte lisa do cabelo em transição. Existem produtos próprios para isso e são os mais recomendados.
5. Maionese hidrata os fios
Mito! A maionese é um produto industrializado que contém muitos conservantes, temperos e gordura. Por isso, pode sobrecarregar os cabelos e deixar muito resíduo, além de ser prejudicial para a pele do couro cabeludo.
E só de pensar no trabalho que vai dar para tirar essa meleca dos cabelos… melhor nem aplicar!
6. Amido de milho hidrata os fios
Mito novamente! De modo geral, tome cuidado com as receitas caseiras e evite passar alimentos no seu cabelo. Esses produtos não são próprios para os fios e podem acabar danificando os cabelos.
O amido de milho não penetra nos fios, por isso não tem efeito nenhum.
7. Mistura de vinagre e cebola combate a seborreia
Mito! A seborreia pode ser um problema sério e somente o seu médico dermatologista deve indicar um tratamento adequado. Afinal, estamos falando da pele do couro cabeludo.
Não acredite em uma mistura que pode causar uma alergia em sua pele e agravar ainda mais o quadro.
8. Canela ajuda a clarear os fios
Verdade, mas tem um porém. Veja bem… é verdade que a canela ajuda a deixar os fios um pouco mais claros. Porém, você deve deixar a mistura agir nos cabelos por pelo menos quatro horas para ver algum efeito, e isso não ocorre nas primeiras aplicações.
Então, talvez você realmente veja algum resultado, mas tem que persistir muito e haja paciência – e tempo!
9. Óleo de coco faz bem para os cabelos
Mito! Sei que estou sendo polêmica aqui, pois as opiniões são diversas… Mas vamos lá!
Por ser um óleo, essa substância é muito gordurosa e possui moléculas grandes e difíceis de serem quebradas. Ele forma uma película no fio de cabelo, mas, com o tempo, isso pode acumular resíduos, impedindo que o fio absorva água e outros nutrientes.
O óleo pode até deixar o cabelo mais macio no início, mas, definitivamente, não alisa (como prometem algumas receitas). Outro risco é que óleos não devem ser usados junto ao calor – como secador ou chapinha – pois tem o risco de fritar os cabelos.
Portanto, o óleo de coco pode ser um ótimo aliado na hora da alimentação, mas deve passar longe dos seus cabelos, combinado?
10. Mel engrossa os fios
Mito! Aliás, imagina só o trabalho de enxaguar o cabelo e tirar todo esse resíduo dos fios. Se seus fios estão muito finos, procure um médico dermatologista e invista em cuidados capilares contínuos.
Elaborar um cronograma capilar pode ser uma boa alternativa; confira a nossa sugestão para esse caso aqui.
11. Leite quente devolve água aos fios
Mito! A temperatura quente pode até ajudar a abrir as cutículas do fio, mas isso não significa que trará algum efeito benéfico no seu interior.
Pelo contrário: se as cutículas não forem devidamente seladas, o cabelo ficará sujeito a agressões externas e pode ser facilmente danificado.
12. Maçã pode recuperar os fios
Mito! A maçã enquanto alimento é riquíssima em nutrientes e pode fazer muito bem à saúde. Porém, de nada adiantará passá-las diretamente nos cabelos.
13. Mesmo que uma receita não faça efeito, ela ainda pode danificar os cabelos
Infelizmente, essa é verdade! Alguns produtos nem chegam a penetrar no fio e, por isso, simplesmente não são eficazes. Mas outras receitas caseiras podem ser realmente perigosas e danificar os seus cabelos.
Quando você aplica um produto que é incompatível com aquele uso, ou seja, que não foi feito para os cabelos, pode alterar o pH e a estrutura dos fios. O prejuízo acaba sendo grande, por isso, tome cuidado e valorize a saúde dos seus cabelos.
Vale a pena investir em receitas caseiras?
Talvez essa não seja a resposta que você gostaria de ouvir, mas a verdade é que não!
Não vale a pena investir em receitas caseiras para os cabelos.
Pare de gastar os ingredientes de sua dispensa à toa, já que alimentos foram feitos para comer e não para passarmos nos cabelos. Nossa recomendação é que você sempre priorize métodos testados por laboratórios e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Dona ANVISA.
Esses produtos têm estudos profissionais como base, oferecendo mais segurança para seus cabelos e couro cabeludo, além dos resultados próprios para os quais foram pensados e desenvolvidos. Por isso, as receitas caseiras nunca irão substituir produtos profissionais.
Qual a melhor forma de cuidar dos cabelos então?
Se você deseja cuidar bem dos seus cabelos e ter um resultado de salão em casa, acredite: é possível fazer isso sem gastar muito!
Você pode investir em criar um cronograma capilar, que é uma agenda de cuidados personalizada de acordo com as necessidades do seu fio.
O cronograma precisa se encaixar em sua rotina, de forma que seja fácil e agradável de seguir – nada de obrigações ou cobranças, a proposta é que você crie um compromisso com você mesma e invista em sua beleza.
Para saber tudo sobre o cronograma capilar, recomendamos que você comece por aqui. Mas vamos fazer um resumo sobre as etapas que devem compor sua rotina de cuidados:
- Hidratação: a hidratação é a grande responsável por repor a água e os nutrientes do cabelo, uma vez que estes são perdidos diariamente. Com uma máscara potente de hidratação, é possível dar brilho e maciez aos fios, diminuindo a quebra, ressecamento e as temidas pontas duplas;
. - Nutrição: a nutrição é a grande responsável por devolver a oleosidade natural aos fios. Isso ajuda a selar e prolongar os efeitos da hidratação, protegendo os fios da perda de água e deixando-os ainda mais fortes e saudáveis. Investir em nutrição contribui com a manutenção dos cuidados capilares e saúde dos fios;
. - Reconstrução: a reconstrução age principalmente na reposição da massa dos fios, em especial a queratina, que é perdida por conta de químicas, ferramentas de calor e ações climáticas. O cabelo que necessita dessa etapa normalmente está muito quebradiço, elástico, fraco, fino e poroso por conta de procedimentos químicos. Esta etapa restaura os danos, reconstruindo a fibra capilar e devolvendo a textura do cabelo.
O cronograma te ajuda a descobrir qual é a maior necessidade do seu fio hoje e, assim, você poderá se focar em oferecer os cuidados certos, na dose certa e na hora certa.
A Mazavie possui uma linha completa de produtos para cuidado diário e para cada etapa do cronograma capilar. Além disso, todos os nossos produtos são veganos e produzidos sem nenhum tipo de crueldade animal.
Entendendo as características do seu cabelo, você conseguirá cuidar cada vez melhor dele. E é justamente esse o nosso objetivo: desmistificar os cuidados capilares e te ajudar a encontrar a sua melhor versão todos os dias, mesmo nos dias em que tudo está uma bagunça… até o seu cabelo!
O que você achou desse conteúdo?
Conta pra gente sobre quais assuntos você gostaria de conhecer mais!
Textinhos bem hidratados toda semana ❤
Sobre a autora: Marcela Ávila
Fundadora da Mazavie Cosmetics
Apaixonada por cosméticos e curiosa por cuidados capilares, mergulhou no mundo da beleza em 2020 e não olhou para trás.
Liberdade e autoconfiança é o que a Marcela e a Mazavie desejam para todas as mulheres, todos os dias.
Quer ficar por dentro das novidades para sua beleza?
Acompanhe nossa Newsletter.
© Mazavie Cometics
0 comentários